O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma autarquia federal, criada na década de 30 (13 de janeiro de 1937) com o intuito de proteger “... ... Cabe ao IPHAN preservar, identificar, fiscalizar, revitalizar, restaurar e divulgar os bens culturais do Brasil.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Resposta. explicação: Criada em 1937 e responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.
Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
As expressões culturais presentes em Minas Gerais reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil são o Ofício de Sineiro, o Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas.
O conjunto paisagístico do Recanto Japonês e a Basílica Nossa Senhora da Saúde agora fazem parte dos bens tombados do município de Poços de Caldas (MG). Conforme informações do site Poços Já, os decretos que os declaram como patrimônio histórico e artístico foram publicados na sexta-feira (29).
No Estado, foram concluídos cinco inventários sobre o Patrimônio Imaterial e Material: da Festa do Divino de Pirenópolis; das festas do Rosário e Congadas; da Festa da Caçada da Rainha em Colinas do Sul; sobre o Roteiro das Devoções em Goiás; e sobre a cidade de Goiás.
Tombado pelo Iphan, em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av.
Patrimônios históricos e culturais de Goiás são restaurados pelo Iphan. Atualmente, 88 patrimônios estão em processo de restauração no País, com um investimento de mais de R$ 386 milhões por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Patrimônio Arqueológico - GO Até dezembro de 2014, o Instituto reuniu dados sobre 1.