crossorigin="anonymous">
As recompensas financeiras podem ser ainda, diretas e indiretas. ... Já as recompensas não-financeiras, são compostas pelo orgulho, auto-estima, reconhecimento, segurança no emprego etc., e estão ligadas a satisfação dos funcionários com o sistema de remuneração.
As recompensas financeiras consistem, basicamente, em pagamentos que são feitos para os profissionais de uma organização, como o salário, bônus, comissão, benefícios monetários etc.
De modo geral, esses tipos de premiações ou incentivos são mais comuns em multinacionais e tem o objetivo de incentivar o bom desempenho das equipes, além de inspirar outros colaboradores a darem boas ideias e saírem de sua zona de conforto. ...
A recompensa financeira direta consiste no pagamento em forma de salários, bônus, prêmios e comissões. II. A recompensa financeira indireta é o salário indireto decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano oferecido pela organização de benefícios e serviços sociais.
A principal forma de remuneração aos funcionários é a remuneração direta. Que pode ser feita por um pagamento fixo ou por um vencimento fixo somado a uma comissão por desempenho.
Incentivos salariais: são programas desenvolvidos para recompensar os funcionários pelo seu desempenho bem-sucedido. Podem ser bônus, participação nos resultados, premiações como viagens, etc.
Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre ...
Sendo assim, decorre o conceito de remuneração total, onde esta é constituída de três componentes principais....Remuneração
A remuneração total tem como componente os valores que são pagos em “dinheiro” levando-se em consideração o Salário Base (Salário Nominal) + o Salário Variável a Curto Prazo (ex.: comissão, prêmios, PLR, bônus, gratificações) + o Salário Variável a Longo Prazo (ex.: stock options, bônus diferido) + os Adicionais Legais ...
ELEMENTOS DA REMUNERAÇÃO Sergio Pinto Martins, atribui cinco elementos à remuneração, são eles a habitualidade, a periodicidade, a quantificação, a essencialidade, a reciprocidade.
Carlos trabalha como vendedor em uma loja e sua remuneração é composta de um salário fixo de R$ 1.
Incentivos financeiros são fontes externas de motivação e existem quando alguém espera uma remuneração financeira condicionada a um certo comportamento.
Benefícios não-monetários: são os benefícios oferecidos na forma de serviços, ou vantagens, ou facilidades para os usuários. Dentre eles, relatórios, assistência médico-hospitalar e odontológica, entre outras.
Benefícios monetários São gratificações em dinheiro concedidas pela empresa, registradas na folha de pagamento, gerando encargos sociais para o governo. São exemplos: aposentadoria, complementação de aposentadoria, financiamento de remédios, férias e planos de empréstimo.
Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens concedidas aos funcionários como uma forma de complemento ao salário. Essa remuneração extra fornecida pela empresa pode ser paga de diversas formas e é uma espécie de remuneração dada de forma indireta de caráter econômico e social.
Benefícios sociais recreativos Os benefícios recreativos são uma forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários proporcionando atividades de lazer. Se enquadram nessa categoria o acesso a clubes, colônias de férias e até mesmo momentos na empresa como um happy hour semanal.
Os planos recreativos são serviços que proporcionam repouso, diversão, recreação, lazer e descanso físico e mental.
Entre os principais benefícios previdenciários estão:
Benefícios Recreativos - trazem mais qualidade de vida para o colaborador por meio do descanso e práticas de lazer. Como exemplos de benefícios recreativos, podemos citar: sala de jogos na empresa e clubes. Benefícios Supletivos - basicamente, trazem facilidade para o dia a dia do trabalhador.
O Benefício Assistencial (ou Benefício de Prestação Continuada – BPC) é a prestação paga pela previdência social que visa garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família. ... Muitas pessoas chamam esse benefício de LOAS.
c) Planos supletivos - são serviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar sua qualidade de vida.
Os planos, quanto aos seus objetivos, podem ser classificados também como planos recreativos – que são serviços e benefícios que visam proporcionar ao colaborador condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo e, em alguns casos, esses benefícios se estendem a toda família.
De modo geral, os planos de benefícios sociais são planejados e desenhados para ajudar, contribuir com os funcionários em três áreas específicas da vida: No cargo: Gratificações, prêmios de produção, seguro de vida etc... Fora do cargo, mas dentro da organização: Refeitório, Lazer, Transporte, Agência bancária etc...
Benefícios sociais são as vantagens e facilidades que a empresa promove para os seus colaboradores, podendo ser divididos em classificações diversas, como:
Uma empresa que oferece um pacote de benefícios atrativos, tem a possibilidade de reter seus colaboradores, mantê-los motivados e atrair bons talentos para a organização, alcançando mais produtividade e competitividade dentro da organização.
O oferecimento de benefícios para funcionários contribui para a formação de um ambiente de trabalho saudável e adequado ao crescimento profissional, incentivando os colaboradores a realizarem suas tarefas com qualidade e satisfação.
Os benefícios flexíveis são uma forma de trabalhar a motivação interna, fortalecer a marca empregadora da empresa e ainda garantir um ambiente de trabalho agradável, oferecendo, da mesma forma, uma autonomia responsável ao colaborador.
"Os benefícios são classificados quanto: a sua exigência; a natureza; e aos objetivos". ... Essa frase esta incorreta porque os benefícios são classificados apenas quanto a sua exigência e objetivos.