Enquanto a assexuada não envolve a produção de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve gametas e resulta em variabilidade genética.
Bom, tem grande diferença, a reprodução animal existe a divisão genética, onde a prole recebe metade do dna da mae e metade do dna do pai, ... A reprodução celular é duplicação, ela origina a células identicas a ela, não tem variação no dna, são "gêmeas". A reproduão celular acontece por meio de Mitose ou Meiose.
O brotamento ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas, principalmente em angiospermas. Em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos.
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
Fragmentação. A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo.
Divisão múltipla → nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.
A fissão binária ou bipartição é uma forma de reprodução assexuada que da origem a dois organismos idênticos pela divisão de um organismo ao meio. Enquanto que, a fissão múltipla consiste na divisão celular na qual o núcleo celular é dividido primeiro em várias partes iguais dando origem a muitas células.
A divisão múltipla, ou esquizogonia, é um tipo de reprodução assexuada que pode ser observado em protozoários e dá origem a várias células-filhas. ... Essa forma de reprodução é assexuada, por não ocorrer a participação de gametas.
A esporogonia ocorre no interior do tubo digestivo do mosquito, originando várias células denominadas esporozoítos, que penetrarão no corpo do hospedeiro.
Esquizogonia é a divisão de uma célula (em três ou mais novas células), comum em protozoários (como os do gênero Plasmodium e Esporozoários) e que ocorre durante a fase assexuada do ciclo de vida do organismo.
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
A reprodução sexuada ocorre por conjugação, quando dois indivíduos se unem, trocam material genético e originam novos protozoários. Em algumas espécies, ocorre a alternância de gerações (sexuada e assexuada) e a formação de esporos.