FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. ... FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.
Portanto, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.
A Linha de Retenção é sinalização COMPLEMENTAR da sinalização semafórica, e nos casos específicos neste manual, acompanha o sinal vertical de regulamentação R-1 (Parada Obrigatória), pode ser acompanhada de legenda PARE.
Tráfego e trânsito de veículos e pessoaso. O Leito Carroçável é formado por faixas de tráfego separadas por Linha de Bordo, linha que separam os fluxos de Mesmo Sentido e Fluxos Opostos. A LBO indica o limite lateral (da borda) da pista até onde os veículos podem trafegar com segurança.
Marcação Viária é o conjunto de ações, iniciativas, projetos, etc. que objetiva a colocação e a manutenção de marcas executadas no piso de uma via objetivando sinalizá-las com relação à segurança, orientação, regulamentação do uso da via por pessoas, veículos e animais.
Das sete cores das placas de trânsito, o vermelho e o amarelo são as tonalidades mais marcantes e, por consequência, as mais fáceis de identificar. Mas ainda são utilizados o verde, o azul, o marrom, o laranja e o cinza. As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas.
e) dispositivos auxiliares de segurança. 09-A sinalização através de marcas no solo serve para? a) indicar as vias preferenciais.
Mesmo que não exista faixa de pedestre, quem atravessa as ruas caminhando tem prioridade no trânsito e os motoristas devem respeitá-lo. A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tema da campanha 31 Dias para Mudar o Trânsito, do Detran Paraná para o Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes.
A sinalização vertical de indicação tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias, os serviços auxiliares e também ter como função a educação do usuário.
Sinalização de regulamentação: tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. ... Sinalização de advertência: tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
Sua forma é quadrada com uma diagonal na horizontal e outra na vertical. Esse formato padrão somente se altera nas placas A-26a e A-26b, que são retangulares e indicam, respectivamente, sentido único e sentido duplo, e na placa A-41, chamada de “Cruz de Santo André”, que indica cruzamento de linha férrea com a via.
Alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela. Sinalização vertical de advertência de trânsito, uso interno e externo.
A-13B - Confluência à direita Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, da confluência de uma via, à direita.
Ela adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de saliência, lombada ou ondulação transversal sobre a superfície de rolamento. ...
Placa de trânsito - A-22 - Ponte estreita. Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de ponte ou viaduto com largura inferior a da via.