“O transtorno bipolar é uma doença que envolve desregulação mais espontânea e duradoura do humor. Dura pelo menos uma ou duas semanas com humor persistentemente eufórico, irritável ou deprimido. Já no transtorno de personalidade borderline, essa desregulação do humor é mais fugaz e influenciada por eventos exteriores.
O transtorno bipolar é uma alteração mental grave em que a pessoa apresenta oscilações de humor que podem variar desde depressão, em que há profunda tristeza, até mania, em que há euforia extrema, ou hipomania, que é uma versão mais leve da mania.
Os medicamentos mais importantes no tratamento dos sintomas da Doença Bipolar são os estabilizadores do humor e os antidepressivos. Mas o médico pode ter necessidade de receitar outros medicamentos, como os antipsicóticos, os ansioliticos e os hipnóticos.
3 – Fale com calma Procure falar coisas positivas, usando um tom de voz adequado. Evite que a pessoa com Transtorno Bipolar aja com impulsividade e tenha o cuidado de evitar situações de risco e de não incentivar o bipolar a tomar atitudes impensadas.
Pesquisas apontam que fatores genéticos hereditários e ambientais, podem ser desencadeadores da enfermidade, sendo o estresse o principal vilão, pontua Dourado.
A Doença Bipolar, assim como a Depressão, tem um traço hereditário, mas não resulta de uma hereditariedade direta. Uma mulher com doença Bipolar pode ter um filho saudável. Durante a Gravidez tem sido descrito um relativo período de bem-estar mental.