A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc.
Ainda pode ser considerada como fórmula nutricional mista, a alternância entre a administração de fórmulas nutricionais com alimentos e de fórmulas nutricionais industrializadas ao longo do dia. O nutricionista irá lhe ajudar a escolher a melhor fórmula nutricional indicada para o seu caso!
A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.
Encher a seringa com a comida triturada e coada, na quantidade de 50 a 60 mL; Voltar a repetir os passos para fechar o tubo e colocar a seringa na sonda, tendo sempre cuidado para não deixar o tubo aberto; Empurrar o êmbolo da seringa com cuidado, inserindo a comida lentamente no estômago.
Considere a possibilidade de macerar os comprimidos, ou seja, triturar os pedaços e misturar com um pouco de água. Contudo, verifique na bula do medicamento ou converse com o farmacêutico sobre essa possibilidade, pois alguns comprimidos não podem ser partidos.
O mesmo vale para medicamentos em cápsulas: não abra e dissolva o pó em água, a menos que seu médico tenha instruído para que tome dessa forma. E também, nada de deixar os remédios dissolvendo na boca. Isso só pode ser feito caso eles sejam desenhados para esse uso.
Modo de Usar e Dicas:
Para usar o aplicador de remédio para gatos é bem simples: basta esperar um momento em que o animal esteja calmo e tranquilo e, com a ajuda de uma outra pessoa para segurá-lo, o tutor deve colocar o aplicador dentro da boca do gato para soltar o comprimido próximo a garganta.
Com os dedos ou um aplicador, coloque o comprimido dentro da boca do gato, o mais próximo da base da língua possível. Ajuda nesse momento assoprar a face do animal, que faz com que o gato tenha o reflexo de deglutição e engula o comprimido.
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado.
Eles precisam beber, aproximadamente, 60 ml/kg/dia. Outra maneira de calcular a quantidade aproximada é de acordo com as calorias que um gato ingere durante o dia. Por exemplo: um gato que ingere 260 Kcal/dia deve beber 260 ml de água.
Procurando por Pet Shop?