Coroa do Advento Consiste em um ramo verde disposto em forma circular, onde são colocadas quatro velas. No primeiro domingo do advento acende-se a primeira vela; no segundo, acende-se duas velas; até que no último domingo as quatro velas ficam acesas no altar.
A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão.
cor verde
No ano A, leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos e no ano C, o de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.
2020-2021 é o ano litúrgico B.
O tempo- cor. O tempo que deixa de ser verificado em segundos e passaria a ser em azuis, em amarelos e cinzas, ou até em improváveis rosas.
QUARESMA: Quarenta dias de preparação para a Páscoa. Período: da quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos. Cores Litúrgicas: roxo-lilás, cor da expectativa, da saudade, da realeza do Cristo. Ênfase: jejum, arrependimento, oração, conversão, mudança de vida.
O vermelho simboliza o fogo do amor, da caridade, do Espírito Santo e do amor supremo na morte de Jesus Cristo. Verde: O verde, que simboliza a nossa esperança em Deus, é a cor mais comum do Ano Litúrgico Católico, sendo usado nos domingos do Tempo Comum e também nos dias de semana.
A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para seminaristas, diáconos e padres; violácea para padres com título de Monsenhor, bispos e arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.
E o roxo? Uma das cores litúrgicas na igreja católica, tem a vez no período da quaresma ou nas missas pelos mortos. Para os católicos, a cor que veste os paramentos dos sacerdotes e a decoração das igrejas tem o significado de melancolia e penitência.
O tempo de Quaresma leva os cristãos a uma reflexão profunda e silêncio necessário, ao contemplar os objetos sagrados cobertos do roxo. A cor roxa simboliza a dor e penitência.
O roxo é a cor do misticismo, da transmutação e da espiritualidade. O roxo quer transformar, quer tirar as coisas do lugar, quer se conectar com as pessoas de maneira mais profunda. O roxo é a cor dos chacras do cérebro, onde se concentram os sentimentos e a inteligência.
Caridade, oração e jejum são os pilares deste tempo. Na Quarta-feira de Cinzas, data de início da Quaresma, o Evangelho nos fala sobre essas três palavras-chave deste intervalo de conversão.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma? A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.