crossorigin="anonymous">
A característica principal do movimento hippie era a adesão ao pacifismo, sendo um movimento marcado pela recusa ao uso da violência. Lutavam contra aquilo que viam como erros ou falhas na cultura predominante nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, durante a Guerra do Vietnã valia tudo: passeatas, ovos podres em políticos reacionários, ficar nu em frente à Casa Branca, camisetas com o lema “Faça amor, não faça guerra”, etc.
Tinham algo de socialista utópico e de anarquista pacifista, porque repudiavam o Estado e o capital, optando pela vida comunitária em vez do individualismo. Preferiam a natureza à fumaça das cidades, o rock ao barulho das metralhadoras, o sexo à violência da polícia, o amor à sociedade de consumo.
Diante disse, surge por meio da produção artística, principalmente através da música, o Tropicalismo. O Tropicalismo não era somente um movimento contra a política brasileira da época, mas também a ruptura com a estética tradicional da música brasileira dos anos 60 – a Bossa Nova, que era um estilo caracterizado pela intelectualidade – adquirindo um caráter musical mais voltado para a cultura popular.
Com o avanço da década de 1960, surgiram tensões generalizadas na sociedade americana que tendiam a fluir ao longo das linhas geracionais em relação à guerra no Vietnã, relações raciais, costumes sexuais, direitos das mulheres, modos tradicionais de autoridade, experimentação com drogas psicodélicas e uma interpretação predominantemente materialista.
Flower Power (Poder das Flores) foi um lema utilizado pelos hippies como símbolo da não-violência e repúdio à Guerra do Vietnã. O termo foi criado pelo poeta Allen Ginsberg, em 1965, e objetivava incentivar a vida em comunidade, livre das dominações capitalistas.
Esse processo teve origem nos Estados Unidos, foi impulsionado por artistas e músicos e se espalhou por vários países do mundo. Os Beatles foi uma banda que surgiu nesse contexto e foi responsável pela difusão da contracultura em todo o planeta.
Quando as pessoas voltaram de “Verão do amor” para suas casas, esses estilos e comportamentos se espalharam rapidamente de São Francisco para todas as principais cidades dos EUA e capitais europeias.
Foi também a época da revolução sexual, quando os cabelos masculinos cresceram e as saias femininas encurtaram. Quebrar o tabu da virgindade era visto como uma forma de libertar as pessoas. A pílula anticoncepcional virou arma feminina na luta pelo prazer.
Sua origem se deu inicialmente na cidade de São Francisco nos anos 60, principalmente para criticar a Guerra do Vietnã, a qual tinha os americanos como principais financiadores. A principal forma de divulgação do movimento era através de protestos pacíficos pelas ruas do país, onde eram citados os lemas como “paz e amor” e “faça amor, não faça guerra”.
crossorigin="anonymous">
Vários artistas aderiram à causa. A cidade de São Francisco tornou-se o ponto de encontro das bandas de rock que comandaram toda a agitação cultural. O músico Scott Mackenzie, por exemplo, estourou com a canção “San Francisco” que dizia: “Se você estiver indo a São Francisco, não se esqueça de colocar flores em seu cabelo”.
Além disto era um movimento jovem, fortemente marcado pelas pautas desta faixa etária, com forte produção cultural e influência intelectual sobre a população estadunidense.
Todo movimento social possui características que o deixa único e diferente dos demais. Com o Movimento Hippie não foi diferente, visto que apesar de ter sido influenciado por outros movimentos também teve as suas peculiaridades. Algumas delas são:
De modo geral, o termo refere-se a uma tendência posterior no comportamento sexual que ocorreu principalmente durante a década de 1960, embora o termo tenha sido usado pelo desde o final da década de 1920. Uma nova cultura de “amor livre” surgiu, com dezenas de milhares de jovens se tornando hippies e pregando o poder do amor e a beleza do sexo como uma parte natural da vida comum.
Na década de 1970, muito do estilo hippie havia se tornado parte da cultura mainstream, espalhando sua essência para todas as áreas da sociedade atual. Liberdade sexual, não discriminação contra minorias, ambientalismo e misticismo atual são em grande parte produtos do debate hippie.
Foi a década mais contestadora do século passado. O objetivo era atacar o sistema, ou seja, uma sociedade que produzia miséria, violência, guerras e angústia. A origem desse termo deriva da palavra “hipster”, usada para classificar ativistas do movimento negro.
O movimento Hippie foi importante para as mudanças culturais e de comportamento. Até então, as mulheres ocupavam um papel de submissão ao homem e sua principal função era cuidar dos afazeres domésticos. Foi nesse contexto de rebeldia, proposto pelos hippies, que elas começaram a queimar sutiãs em praças públicas, o que, simbolicamente, significa que as mulheres não eram apenas um objeto sexual. Assim, o movimento feminista ganhou as ruas para dizer não ao machismo.
Muitos artistas e estudantes foram perseguidos, presos e até mortos por divulgar ideais que eram considerados rebeldes. Na música, grandes nomes como Tom Zé, Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Sérgio Sampaio, entre outros, deram o recado.
Na década de 1960, o mundo conheceu o principal e mais influente movimento de contracultura já existente: o movimento hippie. Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão".
Entre as características do movimento hippie podemos citar roupas coloridas, homens de barba e cabelo compridos, moças com flores no cabelo, músicas com violão e acampamentos. Em suma, os hippies recusavam a sociedade de consumo e a família tradicional.
Como ganhar dinheiro com macramê
Então, se você gosta de artesanato e/ou de bijuteria, você vai adorar fazer as suas próprias pulseiras, e de quebra ainda vai ganhar dinheiro com isso!...Vamos lá!
4 ideias de artesanato para ganhar dinheiro durante a quarentena
Para fazer macramê, você pode usar todo tipo de linha ou fio....O passo a passo dele é assim:
O fio mais utilizado é o barbante cru, mas você pode fazer macramê usando lã, fio encerado, nylon e o que mais tiver em mãos, o macramê é uma técnica extremamente versátil e não vai ser por causa de fio ou linha que você vai deixar de produzi-lo.
cALcuLANdo o coMPriMeNto do cordÃo IMPORTANTE: Para calcular o quanto de cordão você precisará para um projeto, recomendo que você faça uma amostra, testando o tipo de nó e o tipo de cordão que você utilizará. Para isso, meça uma quantidade de cordão, corte e marque esta medida.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.