crossorigin="anonymous">
De maneira prática, as tecnologias limpas são novos processos industriais ou alterações realizadas em processos já existentes, sempre com o objetivo de que o consumo de matérias-primas, o consumo energético, os impactos ambientais e o desperdício sejam sempre minimizados ou mesmo zerados.
De acordo com a publicação, são denominadas “tecnologias limpas” as práticas que previnem ou minimizam problemas ambientais, tais como o elevado consumo de insumos, a poluição e a geração de resíduos. ...
A ecoeficiência é uma das principais medidas que contribuem para um futuro sustentável. Este conceito se refere à disponibilização de serviços e bens capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais não renováveis.
A producao de energia a partir da queima da palha de arroz pode ser um exemplo de tecnologia limpa. A producao de energia a partir da palha de arroz pode ser considerada uma tecnologia renovavel, pois pode-se plantar arroz indefinidamente, desde que se cuide do solo repondo seus nutrientes.
Assim sendo, analisando as possibilidades do uso da ecotecnologia, podemos ressaltar diferentes práticas, como:
Ainda de acordo ao UNEP (2010), a Produção mais Limpa busca aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água, energia e demais recursos necessários para a produção, através da não-geração, minimização e ou reciclagem dos resíduos gerados durante o processo, tendo como principais etapas, o planejamento, com o ...
São industrias que não causam poluição pela emissão de substâncias. A energia utilizada por essas empresas são chamadas de energias limpas: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. E por isso são chamadas de "industrias limpas".
A PmaisL consiste na aplicação de uma estratégia ambiental integrada e preventiva aos processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio da não geração, minimização ou reciclagem resíduos gerados.
Como é a aplicação da Tecnologia Limpa na indústria alimentícia? A inclusão da variável ambiental na fabricação de alimentos visa evitar e diminuir os resíduos, reciclá-los e reaproveitá-los.
Resposta. UM EXEMPLO FORTE A PRODUÇÃO DE PAPEL QUE ANTES TINHA COMO METODO A COMPRA DE MADEIRA ILEGAL(PELO MENOS EM ALGUMAS EMPRESAS), E USO EXACERBADO DOS RECURSOS NATURAIS SEM REPOSIÇÃO DAS AREAS REMOVIDAS... COM A NOVA ERA ECOLOGICA A REPOSOÇÃO DAS FLORESTAS REMOVIDAS É ALGO EXIGIDO POR MEIO DE FISCALIZAÇÃO...
O conceito de Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) é parte integrante da gestão ambiental, cuja aplicação poderá fazer com que as empresas reduzam seu consumo de matérias-primas, água e energia, minimizando a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e até aumentando sua produtividade, ...
O Sistema de Gestão Ambiental - SGA é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.
O SGA determina como as organizações deverão realizar a gestão de meio ambiente, os indicadores que precisarão ser monitorados, a forma como os processos afetarão o meio ambiente, entre outros.
A implantação do Sistema de Gestão Ambiental é o primeiro passo da empresa em busca do Desenvolvimento Sustentável, convergindo seus interesses técnicos, econômicos e comerciais à prevenção da poluição ambiental e à redução dos impactos significativos causados por suas atividades.
O gestor ambiental é um profissional atento à relação do ser humano com o meio ambiente. Ele se preocupa com o bom uso dos recursos naturais e em reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem. A gestão ambiental engloba três grandes áreas: econômica, social e ambiental.
O gestor ambiental precisa entender a importância do meio ambiente e saber lidar também com ele; ... Por fim, para ser um bom gestor de meio ambiente é essencial se manter atualizado, principalmente no que se diz respeito às normas de tratamento do meio ambiente para empresas.