EQST

Quais So Os Tipos De Polinizaço Que Existem?

Quais são os tipos de polinização que existem?

Os tipos gerais de polinização são os seguintes:

  • Anemofilia: através do vento;
  • Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, como exemplo a polinização efetuada por moscas ou a Melitofilia;
  • Cantarofilia: com auxílio de besouros;
  • Falenofilia: através de mariposas;

O que é inflorescência exemplos?

As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada. ... Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas. Exemplo: chuva-de-ouro.

Quais são as plantas gramíneas?

As gramíneas são uma família de plantas com folhas semelhantes a lâminas. A maioria tem caule oco e muitas raízes ramificadas. A grama verde encontrada em jardins, a que cresce em campos, os cereais e os bambus pertencem à família das gramíneas. As gramíneas são uma família de plantas com folhas semelhantes a lâminas.

O que é polinização e quais são os seus agentes?

O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).

Quais são as síndromes de polinização existentes?

Foram consideradas as seguintes síndromes de polinização: anemofilia (vento), cantarofilia (besouros), falenofilia (mariposas), melitofilia (abelhas), miiofilia (moscas), ornitofilia (pássaros), psicofilia (borboletas), quiropterofilia (morcegos) e não especializadas (polinizadores não especializados: pequenos insetos, ...

O que é Síndrome da polinização e dispersão?

A síndrome de polinização ou síndrome floral é um conjunto de características morfológicas de diferentes tipos de flores, naturalmente selecionadas e coevoluídas com diferentes vetores de polinização, podendo ser abióticos (vento e água) ou bióticos, como pássaros, abelhas, borboletas e assim por diante.

O que é síndrome de dispersão de sementes?

RESUMO – Síndrome de dispersão é o conjunto de características morfológicas, químicas e nutricionais presentes nas unidades de dispersão das plantas que favorecem a ação de determinados agentes dispersores, tais como a água, o vento e animais.

Qual a vantagem de existir um período entre a dispersão e a germinação?

A vantagem que temos é a grande distribuição de sementes diferenciadas nesse lugares, pode ser levada tanto pelo vento ou animais.

E a Zoocoria?

Zoocoria : dispersão de organismo ou de qualquer dissemínula (fruto, semente, esporo etc.) por intermédio de animais. ... Ocorre quando os frutos caem e ficam próximos às árvores adultas.

Porque os animais frugívoros são importantes na conservação das florestas?

A maior parte das plantas (cerca de 90%) dependem dos animais para efetuar a dispersão das suas sementes. Sem esses animais, todos os frutos produzidos cairiam sob a árvore e morreriam por competição ou predadas por roedores ou insetos.