Quais so os principais tipos de micorrizas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Podem distinguir-se 6 tipos de micorrizas diferentes com base na estrutura da associação, características do fungo e planta hospedeira: as micorrizas arbusculares, as micorrizas ericóides, as micorrizas orquidóides, as ectomicorrizas, as micorrizas arbutóides e as micorrizas monotrepóides (Fig. 1).
Para que serve micorrizas?
Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.
Quais plantas formam micorrizas?
Micorrizas
As micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. ...
As ectomicorrizas são encontradas em 10% de todas as famílias de plantas vasculares, sendo comuns em eucaliptos, pinheiros e roseiras.
Mais itens...
Qual a diferença entre micorrizas e fungos micorrízicos?
CLASSIFICAÇÃO DAS MICORRIZAS A hifa do fungo penetra nas células corticais da raiz da planta, onde são formadas pequenas estruturas densamente ramificadas, com aspecto de minúscula árvore (arbúsculos ou dilatações denominadas vesículas). As endomicorrizas são freqüentemente chamadas fungos micorrízicos arbusculares.
O que são fungos micorrízicos quais são as associações e benefícios que esses trazem a produção agrícola?
A associação micorrízica é uma simbiose mutualística entre fungos do solo e as raízes das plantas, com ocorrência em mais de 80% das plantas vasculares. O efeito benéfico desta associação para o crescimento das plantas é bem documentado, e atribuído, principalmente, à melhora da nutrição de fósforo.