crossorigin="anonymous">
Os efeitos das emissões radioativas são: queimaduras na pele (emissão alfa) decompor sais de prata. tornar objetos fluorescentes (brilham no escuro) melhorar condutividade elétrica dos gases.
radiação gama
Existem três emissões radioativas principais que são emitidas pelos núcleos dos elementos radioativos naturais, que são: emissão alfa (α), beta (β) e gama (γ).
As partículas emitidas por um elemento radioativo podem ser de três tipos: Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ). ... Esta partícula pode ser também chamada de núcleo de Hélio (He) por ter a mesma quantidade de prótons e nêutrons deste gás nobre. Partícula beta: são partículas negativas constituídas por um elétron.
Elementos Radioativos da Tabela Periódica Cerca de 90 elementos radioativos estão presentes na tabela periódica. Lembre-se que os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico e que possuem o mesmo número atômico (Z) e diferente número de massa (A).
Reações nucleares são aquelas que envolvem alterações no núcleo dos átomos, que emite partículas alfa, beta e gama a fim de adquirir estabilidade química.
Quando as reações nucleares começam, elas jogam partículas com energia suficiente para extrair elétrons de átomos e moléculas. As ligações alteradas produzem pares de íons que são extremamente reativos. Isso é conhecido como radiação ionizante e é onde o problema começa. Existem vários tipos de radiação ionizante.
Um dos focos de estudo da Química Nuclear volta-se para o elemento urânio, o principal combustível nuclear (utilizado em usinas nucleares, por exemplo). ... Quando o núcleo emite essas partículas (alfa e beta) e ondas (radiação gama), sempre acaba se transformando em um novo elemento.
Quando dois núcleos se movem um em direção ao outro e, apesar da repulsão coulombiana, se aproximam o suficiente para que haja interação entre as partículas de um com as partículas do outro pela força nuclear, pode ocorrer uma redistribuição de núcleons e diz-se que aconteceu uma reação nuclear.
1929 – Reações atômicas que transformam o hidrogênio em hélio são os responsáveis pela energia do Sol. Essa descoberta do físico americano George Gamow dá início às pesquisas sobre a fusão nuclear.
Encontram-se vestígios de urânio em muitos pontos da crosta terrestre. O minério de urânio mais comum e importante é a uraninita, composta por uma mistura de UO2 com U3O8. (O maior depósito do mundo de uraninita situa-se nas minas de Leopldville no Congo, na África).
Em 1998, o urânio começou a ser explorado em Caetité, na Bahia, uma área onde existe uma reserva de 100.
Urânio Futuros Fórum de Discussão
O depósito de Santa Quitéria está localizado na parte central do Estado do Ceará, a cerca de 45 Km a sudeste da cidade de Santa Quitéria. A jazida de Santa Quitéria possui reservas geológicas de 142,5 mil toneladas de urânio associado ao fosfato.
Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve (urânio-235). Isso é feito nas diversas ultracentrífugas instaladas em forma de cascatas na Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende/RJ.
Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.
Existem reservas de carvão mineral localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de jazidas de minério de ferro em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Para pedras precisas, como diamante, a maior concentração está nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná.
O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo, perdendo apenas para a Austrália e para a China. No país, as reservas desse minério estão localizadas nos estados do Pará, Amazonas, Minas Gerais e Amapá.