Oi eu sou o Felipe! Sou artista digital. Nesse blog falo sobre o que gosto e o que me inspira. Compartilho curiosidades sobre o mundo geek, tutoriais e muito mais.
Conhecida entre os povos etíopes como "Makeda", esta rainha recebeu diferentes nomes ao longo dos tempos. Para o rei Salomão de Israel ela era a "rainha de Sabá". Na tradição islâmica ela era Balkisou Bilkis.
Em American Gods ele comanda junto com seu parceiro Mr. Jacquel a agência funerária Ibis e Jacquel. Mr. Ibis também é o autor de algumas histórias de Vindas as Américas dentro da série, que explica como alguns deuses chegaram lá.
O plano não saiu como o esperado e Shadow foi pego e sentenciado a seis anos de prisão. A imagem de sua esposa o manteve focado para cumprir seu tempo de pena, tempo esse que usou para ler, aprender truques com moedas e para ouvir as histórias de Low-key Lyesmith, seu companheiro de cela.
Na mitologia eslava, as Zorya são duas deusas guardiãs, conhecidas como Auroras. Elas guardam e vigiam o cão do dia do juízo final, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris na constelação Ursa Menor. Se a corrente se quebrar, o cão vai devorar a constelação e o universo vai acabar.
Na série, Ibis representa o deus egípcio Tot, do conhecimento e da escrita. Na mitologia, ele é representado por um homem com cabeça da ave íbis.
A série é focada em Shadow Moon, um homem que cumpre três anos de prisão. Faltando poucos dias até o fim de sua sentença, Shadow acaba sendo liberado inesperadamente depois que sua amada esposa, Laura, é morta. Posteriormente, Shadow encontra-se ao lado de um homem chamado Wednesday, que lhe oferece um emprego. Em primeira instância, Wednesday parece ser nada mais que um trapaceiro que precisa de Shadow como guarda-costas. Wednesday está trilhando seu caminho pelos EUA, reunindo todos os velhos deuses, que agora se incorporaram na vida americana, para enfrentar os novos deuses, incluindo os relacionados a mídia e tecnologia, que estão se fortalecendo.
Desse modo, em um episódio necessário, cheio de cultura, nós conhecemos outros deuses. Como por exemplo, Oxum (Herizen F. Guardiola), rainha das águas doces, da beleza, da fertilidade, do amor e empoderamento feminino; Iemanjá (Bridget Ogundipe), deusa dos mares e mãe dos orixás; Oyá (Karen Glave), Orixá dos fenômenos climáticos, dos ventos, do ar e da natureza; Xangô (rapper Wale), deus da justiça, dos raios e trovões; e Exu (Tyrone Benskin), orixá da comunicação, linguagem, movimento e sexualidade.
Ao longo da trama, diferentes povos precisaram migrar para os EUA e levaram consigo seus deuses e suas crenças. Porém, com o passar do tempo eles a integraram novos costumes e deixaram de lado sua cultura. Com isso, os deuses esquecidos foram forçados a levar uma vida comum para tentar “sobreviver”.
Embora fique evidente que Shadow é negro na série, o mesmo não acontece no livro. Há apenas algumas passagens que sugerem que ele possui um tom de pele mais escuro. O suficiente para que os fãs se preocupassem com whitewashing na escolha do ator que o interpretaria. Não foi o caso e Whittle foi uma ótima escolha para o papel.
O “pai de todos”, é o deus nórdico do conhecimento e da sabedoria e que está em constante luta para se manter relevante no novo mundo. Ele inicia um contra ataque contra os planos dos novos deuses.
Na terceira temporada Shadow Moon se muda para Lakeside, assim como no livro de Neil Gaiman. E na cidade ele vai conhecer mais a fundo sobre ele mesmo, enquanto nós conhecemos mais a fundo outros personagens. Como, por exemplo, Ann-Marie Hinzelmann, dona de um comércio que está sempre à frente sobre o que acontece na cidade e a par da polícia.
No entanto, a personagem vai muito além de ser apenas uma moradora comum de Lakeside. Na verdade Hinzelmann é um kobold, que protege a vila de Lakeside disfarçado de idoso através do sacrifício de uma criança por ano.
Na mitologia do Norte da Alemanha, um Kobold pode ser conhecido como criaturas com corpo humanoide, cara de cachorro e chifres. Na crença popular, um espírito doméstico que provoca pessoas e se diverte, mas que pode trazer prosperidade. Seu nome significa “o que governa a casa”.
A personagem está na série desde a primeira temporada. Deusa do amor e da sexualidade. Na mitologia, ela foi uma soberana que governou a cidade de Ma’rib, no Iêmen, há milhares de anos, onde era adorada por seu povo em rituais noturnos de natureza orgiástica. Contudo, na terceira temporada vemos mais a fundo as origens da personagem. E, a ligação com os Orixás.
Foi nesse momento que Shadow conheceu Mr. Wednesday e recebeu a oferta de emprego para ser seu guarda-costa. Por não ter mais esposa, amigo, emprego ou mesmo vontade de viver, Shadow fechou o acordo com o velho desconhecido, um acordo cheio de doses de hidromel e socos de leprechaun.
O deus ou o gigante da mitologia nórdica. Deus da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança.
Mr. Wednesday é o líder na guerra contra os Novos Deuses. Na América, ele é um vigarista que acaba conhecendo o Shadow em um avião. Após Shadow sair da prisão Mr. Wednesday o contrata como guarda-costa.