EQST

Quais So Os Crimes Praticados Por Funcionrios Pblicos?

Quais são os crimes praticados por funcionários públicos?

Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público (arts. 312 a 327, CP)

  • Peculato. ...
  • Modificação ou alteração não autorizada de sistemas de informações. ...
  • Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento. ...
  • Emprego irregular de verbas ou rendas públicas. ...
  • Concussão. ...
  • Excesso de Exação. ...
  • Corrupção Passiva.

O que é considerado crime contra a administração pública?

Dentre os crimes contra a administração pública, previstos no Código Penal, podemos citar, por exemplo, o exercício arbitrário ou abuso de poder, a falsificação de papéis públicos, a má-gestão praticada por administradores públicos, a apropriação indébita previdenciária, a lavagem ou ocultação de bens oriundos de ...

É possível a aplicação do princípio da insignificância ao crime de furto simples?

Os Tribunais Superiores têm aplicado o princípio da insignificância em delitos do furto simples, quando o valor do bem subtraído não seja superior a 10% do salário mínimo vigente na época (CAVALCANTE, 2019). Conforme julgado pelo Supremo Tribunal Federal (HC 108872/RS, rel. ... Bem de pequeno valor R$ (100,00).

Qual a decisão judicial que se impõe a quem pratica um furto de pequeno valor?

O FURTO DE COISA DE PEQUENO VALOR O §2º do artigo 155 prescreve que "se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa"(6).

O que é o furto de bagatela?

O Furto de Bagatela é aquele baseado no Princípio da Insignificância (ou Bagatela) que rege que o Direito Penal NÃO se ocupará de condutas que causem inexpressiva lesividade (ou dano) a bens jurídicos protegidos por lei.

Quais os requisitos apontados pelo STF para aplicação do princípio da insignificância no crime de furto?

Tem-se, portanto, que quatro são os requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal como pressuposto para aplicação do Princípio da Insignificância, quais sejam: 1) a mínima ofensividade da conduta; 2) a ausência de periculosidade social da ação; 3) o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; 4) a ...

Quais são os requisitos para aplicação do princípio da insignificância em matéria penal responda de forma objetiva e fundamentada?

Desta forma, a jurisprudência tem aplicado os seguintes critérios para verificação da aplicação do Princípio da Insignificância: a) ausência de periculosidade social da ação; b) mínima idoneidade ofensiva da conduta; c) falta de reprovabilidade da conduta, e d) inexpressividade da lesão jurídica causada.

Quais as características de aplicação do princípio da insignificância ele exclui a tipicidade formal ou material do crime?

Nas últimas decisões do STF, o Princípio da Bagatela tem sido considerado como de natureza objetiva. Por fim, cabe destacar que a insignificância reduz a proibição aparente da tipicidade penal; exclui a tipicidade material; e não é compatível com crimes violentos e nem com habitualidade criminosa.