Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor. As glândulas sebáceas são encontradas por todo o corpo.
Resposta. Os Anexos Da Epiderme - Diferenciam- se na Epiderme estruturas como estômago, tricomas , hidatódios e acúleos.
Os anexos da epiderme Diferenciam-se na epiderme estruturas como estômatos, tricomas, hidatódios e acúleos.
Os anexos da pele são as unhas, os pelos, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas.
As estruturas anexas da pele são os pelos, as unhas e as glândulas sebáceas e sudoríparas (Azulay e Azulay, 1999): O pelo é uma matéria semiviva originada de invaginações da epiderme.
O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos presentes em nosso corpo. Ele é responsável por receber e responder aos estímulos internos e externos.
São tecidos de revestimento a epiderme, a exoderme, o súber e a endoderme. A epiderme, com origem na protoderme, localiza-se na parte mais externa dos órgãos vegetais. As células que compõem a epiderme encontram-se muito unidas entre si, formando uma única camada e funcionando como proteção mecânica da planta.
O tecido suberoso, ou súber, protege a planta contra a perda de água e contra as temperaturas extremas. E encontrado em raízes e caules velhos. O exemplo típico de súber é a cortiça do sobreiro (um tipo de carvalho).
A camada interna da casca é viva e continua crescendo enquanto a árvore se desenvolve. O felogênio contém um tecido chamado floema, que transporta para todas as partes da árvore a seiva elaborada, que é o alimento produzido nas folhas. O córtex é formado por células mortas.
Tecidos vasculares (de condução) São responsáveis pelo transporte das seivas bruta e elaborada. Existem dois tipos destes tecidos: o xilema e o floema. ... O floema (ou líber) conduz a seiva elaborada (água e carboidratos) e é constituído por células vivas.
Assim como os animais, as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções: os tecidos. O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.