EQST

Quais So As Principais Ideias Abordadas No Documentrio Entre Rios?

Quais são as principais ideias abordadas no documentário Entre Rios?

O documentárioEntre Rios” relata as mudanças realizadas na capital paulista desde o seu surgimento. De acordo com o filme, as transformações estão diretamente ligadas à expansão e à urbanização de São Paulo. O vídeo começa pela história da povoação da Vila de São Paulo de Piratininga.

Por que a cidade de São Paulo deu as costas para os rios?

Paulo. Seu plano propunha utilizar os fundos de vales dos rios e dos córregos para construir novas avenidas. Impróprias para construção, essas áreas úmidas e alagadiças eram os espaços vazios na cidade, o que garantia baixos custos com desapropriações e a consequente valorização dos entornos após a obra.

Qual é o assunto principal do mini documentário Entre Rios a urbanização de São Paulo?

'Entre Rios', mini documentário produzido pelo Coletivo Madeira, conta a história da urbanização da metrópole paulistana a partir das violentas modificações dos cursos naturais dos rios que por aqui passavam até o século XIX.

O que é entre rios?

Entre Ríos (Entre Rios, na sua forma aportuguesada) é a 17ª província da Argentina em extensão e a sexta mais populosa. Está situada ao norte da província de Buenos Aires, sul da província de Corrientes, a leste da província de Santa Fe e a oeste da República Oriental do Uruguai.

O que houve com os rios da cidade de São Paulo com o progresso da urbanização?

A falta de planejamento urbano, o crescimento desordenado e o pensamento de canalizar rios e esgotos fez com que problemas sérios de enchentes e morte da fauna local viessem, literalmente, à tona. Primeiro porque os rios são fundamentais para regular o clima, à biodiversidade e à vida.

Porque foi tomada a decisão de tapar os rios de São Paulo?

Durante o processo de desenvolvimento, os rios que cortavam as cidades passaram de áreas super valorizadas e grandes aliados para serem vistos como obstáculos ao crescimento – já que o processo rodoviarista, do qual somos vítimas, precisava de cada vez mais espaço para justificar sua existência e manutenção.

Qual a relação entre a criação de uma cidade e os recursos d'água?

É muita água! Que tem um papel de grande importância na vida das pessoas. Mas o país mantém com seus rios uma relação ambígua: as cidades os abraçam para crescer e se desenvolver, criando importante laço para o desenvolvimento urbano e agrícola, mas os destroem, ao torná-los o principal meio de escoamento de esgoto.

Qual o papel dos rios para a formação de cidades como São Paulo?

9Se os cursos d'água desempenharam um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade fornecendo alimentos, facilitando a circulação de mercadorias e proporcionado recreação; ao mesmo tempo, eles também tinham a função de encaminhar para longe a sujeira (lixo e esgoto) produzida pelos moradores.

São Paulo urbanização?

O crescimento da cidade de São Paulo ocorreu devido as consequências da expansão cafeeira e pela substituição de mão de obra escrava pela assalariada. ... Além disso, muitas pessoas saíram de suas cidades natais pela falta de emprego, com destino a São Paulo. Em todos os casos, a migração foi crucial para a urbanização.

Qual a origem do nome Entre Rios?

O topônimo, conservando a designação do povoado, se deve à localização daquele núcleo entre os rios Inhambupe e Subaúna. Distrito criado com a denominação de Entre Rios, pela Lei Provincial nº 308, de 01-07-1848, subordinado ao Município de Inhambupe.

Qual é a capital de Entre Rios?

Paraná Entre Ríos/Capitais

O que é canalização de um rio?

É o conjunto de modificações no leito e no trajeto dos rios, ribeirões e córregos. A Retificação é tornar o curso(trajeto dos rios) do rio reto, geralmente curvos que acompanham o relevo. Canalização é cobrir o leito, ou a calha do rio com alguma superfície dura ou impermeável, geralmente concreto para moldar o leito.

Qual foi a principal construção que foi um marco para entraves que os rios em São Paulo?

30Um marco fundamental para o início desse processo de desenvolvimento e destaque da cidade de São Paulo, tanto no cenário econômico quanto político do país, foi a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí – a São Paulo Railway, em 1867, que teve como eixo condutor o vale do rio Tamanduateí, mais uma vez indicando ...

O que aconteceu com os rios de SP?

Intervenções humanas na natureza dos rios da capital existem desde pelo menos o século XIX, quando já se poluía o rio Tamanduateí, que nasce na serra do Mar e percorre a zona leste de São Paulo. ... Dez anos mais tarde, é a vez do rio Tietê, que só na década de 1970 ganharia a "cara" que tem hoje.

Qual a importância da canalização?

A canalização dos cursos d'água em centros urbanos é uma intervenção necessária para aumentar a capacidade de vazão de córregos em áreas que sofrem com enchentes, solapamento das margens e erosão. A realização desse tipo de obra exige um projeto que considere as características hídricas do local.

Qual a importância da bacia hidrográfica para a gestão dos recursos hídricos?

Com relação à preservação e conservação dos recursos naturais, a gestão de recursos hídricos propriamente dita possui um papel extremamente relevante, já que a bacia hidrográfica, por ser a unidade territorial de planejamento preconizada pela lei, abriga diversos processos geoambientais materializados em ecossistemas e ...

Qual a importância da bacia hidrográfica para a gestão ambiental?

Desta forma, uma bacia hidrográfica torna-se uma unidade importante para o estudo da dinâmica em relação à ocupação e uso de sua área, para reconhecer e estudar as inter-relações existentes entre os diversos elementos e processos que atuam no seu limite e caracterizar os impactos ambientais.

Quais são os dois rios que foram importantes para a formação da cidade de São Paulo o que aconteceu com eles?

A urbanização se estendeu para outros limites: as várzeas dos rios Tietê e Pinheiros, este último conhecido originalmente como Jurubatuba. Dos rios vinham os peixes, e de suas margens e fundo a areia e o cascalho, fundamentais para construir a cidade.

Como ocorreu a urbanização e higienização em São Paulo?

Em 1901, no estado de São Paulo existiam cerca de 50.000 operários. Muitas indústrias, empresas e companhias ferroviárias seguiam o modelo inglês de criação de “cidades operárias” próximas ao trabalho. Eram habitações salubres e baratas. No Rio de Janeiro, moradores do subúrbio perfaziam 18% da população.