EQST

Quais So As Literaturas De Cordel?

Quais são as literaturas de cordel?

Exemplos de obras da literatura de cordel
  • O poeta da roça – Patativa do Assaré
  • Ai se sesse – Zé da Luz.
  • A peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns – Firmino Teixeira do Amaral.
  • O romance do pavão misterioso – José Camelo de Melo Resende.
27 de jul. de 2020

Como se lê cordel?

O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.

Quais os principais temas usados na literatura de cordel?

Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.

Quais são os cordéis mais conhecidos?

“Lampião foi no inferno e depois no céu chegou. São Pedro estava na porta e Lampião então falou: – Meu velho não tenha medo, me diga quem é São Pedro. E logo o rifle puxou!” A obra A chegada de Lampião no céu é um dos cordéis mais famosos e, provavelmente, a narrativa mais popular.

Como se vê a literatura de cordel hoje?

Sua impressão em grande quantidade e rapidez fez com que se popularizasse, principalmente, porque sintetizava de maneira simples histórias. Hoje, a literatura de cordel é reconhecida como patrimônio cultural imaterial, existindo até uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Quais os temas e assuntos preferidos dos cordelistas?

Narrativas de amor, guerra, heroísmo, viagens e conquistas marítimas, além dos fatos mais recentes do dia-a-dia, eram os temas preferidos do público. Por volta dos séculos XVI e XVII , trazidas para o Brasil, as histórias eram decoradas, transmitidas de forma oral e enriquecidas pela memória do povo.

Qual o formato do folheto do cordel?

11 X 15 cm Invariavelmente, todos os trabalhos que tratam da literatura de cordel nordestina fazem referência ao seu aspecto material. O folheto é uma brochura medindo cerca de 11 X 15 cm, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas, nelas impressa a poesia popular de estrutura definida e temas variados 3, normalmente com capas ilustradas.

Qual é o melhor cordel?

Selecionamos as 10 melhores obras de literatura de cordel que irão encantar você
  • A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora, de Braulio Tavares.
  • O príncipe e a fada, de Manoel Pereira Sobrinho.
  • O flautista misterioso e os ratos de hamelin, de Braulio Tavares.
  • Canudos na literatura de cordel, de José Calasans.
Mais itens...•28 de jul. de 2017

Que temas eram abordados pelos cordéis quando eles surgiram?

Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização. ... Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com suas características próprias. Os temas incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros.

Qual é o formato em que geralmente os cordéis são feitos e vendidos?

O gênero é geralmente apresentado na forma de folhetos, pequenos livros que podem ou não estar pendurados por barbantes ou cordas, sendo vendidos em várias feiras ou exposições culturais, geralmente divulgados por meio dos próprios cordelistas (escritores dos cordéis), que recitam os poemas ao som de algum instrumento ...

Qual o formato do folheto?

A5 O papel para fazer o panfleto costuma ser simples, colorido ou sulfite, no formato A5 ou A6, com poucas cores. Já o folheto é um pouco menor, no formato A5 ou A4, com boa qualidade de impressão e com mais informações.