Boa parte dos bruxos, no mundo todo, obtêm sua educação em magia em casa. Segundo J.K. Rowling, são poucos os países que possuem uma escola regulamentada pela Confederação Internacional dos Bruxos, mais precisamente onze. São onze escolas de magia há muitos anos estabelecidas e prestigiadas pelo mundo.
Merece também menção o livro Os Contos de Beedle, o Bardo de Beedle, o Bardo, uma coletânea de contos infantis para bruxos. Também devem ser lembrados os livros Animais Fantásticos e Onde Habitam, que elenca inúmeras criaturas mágicas, e Quadribol Através dos Séculos, que fala tudo sobre o esporte dos bruxos.
A Mansão Malfoy é a casa dos ricos puro-sangue da família Malfoy. Localizada em Wiltshire, na Inglaterra, foi usada principalmente como base de operações para Lorde Voldemort e os Comensais da Morte durante a Segunda Guerra Bruxa, para grande desconforto de Lúcio, Narcisa e Draco Malfoy.
É uma das três escolas da Europa que participou do Torneio Tribruxo (como visto em Cálice de Fogo) e seus alunos mais famosos são o jogador de quadribol, Victor Krum, e o bruxo das trevas, Gerardo Grindelwald, que conseguiu a proeza de ser expulso da escola.
Os alunos de Castelobruxo usam vestes verde-claro e são especialmente bons em Magizoologia e Herbologia. A escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e a fauna mágica sul-americana.
O Estudo de Runas Antigas é uma matéria geralmente teórica que estuda as runas antigas. A única professora conhecida foi Bathsheda Babbling (? - ?).
Uma das coisas mais bacanas inventadas pela escritora J.K. Rowling dentro do universo Harry Potter é, sem dúvida, o Hogwarts Express e a plataforma 9 ¾, que dá acesso ao trem – mas apenas para bruxos. Na ficção, a plataforma fica na estação King's Cross, em Londres.
Durmstrang é um pouco mais conhecida pelo público por ser uma das escolas participantes do Torneio Tribruxo dentro dos livros. Ela é localizada no extremo norte da Europa, e só aceita alunos puro-sangue. Ou seja, bruxos que foram nascidos trouxas, por mais poderosos que sejam, não possuem o direito de estudar por lá.
As Casas de Hogwarts funcionam como se fossem a família de cada estudante. Seus acertos, seja por respostas corretas nas aulas, seja por bons atos, lhes rendem pontos. Já seus erros nas aulas ou transgressões às regras lhes tiram pontos. No fim do ano, a Casa com mais pontos ganha a Taça das Casas.
Poções é a arte de criar misturas com efeitos mágicos. Ela exige a mistura correta e agitação de ingredientes nos tempos e temperaturas certas. Acontece nas masmorras do castelo.
Basta ter 11 anos, receber a carta de aceitação, ir ao Beco Diagonal comprar o material escolar, que inclui uma varinha, um caldeirão, livros e um animal de estimação, e comparecer à estação 9 3/4 no dia 1º de setembro para pegar o Expresso de Hogwarts. Ah, e, claro, ser bruxo. Simples. Mas e a taxa de matrícula?
Durmstrang é uma escola localizada no extremo norte da Europa, que atende bruxos de países como Noruega e Bulgária. Sua reputação é uma das mais polêmicas, já que ela é conhecida por ensinar artes das trevas como um dos principais cursos do instituto.
Astronomia é a única área de estudo em Hogwarts que tinha um equivalente direto no mundo trouxa. Aulas de Astronomia ocorrem na Torre de Astronomia, a torre mais alta de Hogwarts, e envolvem observações do céu noturno com telescópios. São realizadas todas as semanas à meia-noite; os alunos do primeiro ano têm aulas na quarta-feira. Atividades conhecidas incluem aprender os nomes das estrelas, constelações e planetas e sua localização, movimentos e ambientes. A única professora conhecida desta matéria foi Aurora Sinistra (c. ? - ?).
Nas horas vagas, alunos estudiosos (como era Hermione) gostam de ler Hogwarts: Uma História.
O que já foi revelado é que por lá, o quadribol é jogado de uma forma um pouco diferente. Ao invés de serem utilizadas vassouras — como acontece no resto do mundo — em Koldovstoretz os alunos utilizam árvores inteiras para voar.
A escola é protegia por Caiporas, e o uniforme dos alunos é composto por vestes verde-claras, no entanto, não existem confirmações se os estudantes também são divididos em casas. O que se sabe é que a instituição é especializada em estudos de Herbologia (o estudo das plantas do mundo bruxo) e Magizoologia (estudo das criaturas mágicas), e é extremamente reconhecida por seu programa de intercâmbio para estudantes europeus.
Os estudantes do primeiro ano precisam fazer oito disciplinas, entre as quais estão Feitiçaria, Defesa Antitrevas, Astromagia, Adivinhação, Cuidado dos Animais Mágicos, Herbologia, História Mágica, Poções e Elixires e Voo.
Mas para um feiticeiro, Castelobruxo aparece em todo o seu esplendor. Um castelo fabuloso, um imponente edifício de pedra dourada semelhante a um templo. Há quem veja na arquitetura da escola, um magnífico templo inca.
Bruxos de toda a América do Norte são enviados ao castelo de Ilvermorny, uma das instituições mais respeitadas do mundo. Ela foi fundada por um não-maj chamado James Steward e uma bruxa irlandesa chamada Isolt Syare. É conhecida por ser uma mais democráticas e menos elitistas entre as grandes escolas de magia.
Grindelwald não estudou em Hogwarts e muito menos foi da Sonserina. Estudou no Instituto Durmstrang, mas foi expulso aos 17 anos, em seu sétimo ano na escola. Foi buscar informações das Relíquias da Morte e acabou indo parar em Godric's Hollow, onde sua tia-avó Batilda morava.