crossorigin="anonymous">
Resposta. São as rochas ígneas vulcânicas como é o caso do Basalto, e as rochas ígneas plutônicas como o Granito. O granito se forma mais lentamente, e consequentemente possui mais tempo para formar os minerais, que são maiores e mais bem definidos.
As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. ... Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.
As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.
Em geral, as rochas ígneas possuem elevado grau de resistência e dureza, além de possuírem uma grande quantidade de minerais e funções econômicas. ... Por esse motivo, existem dois tipos de rochas magmáticas: as intrusivas ou plutônicas e as extrusivas ou vulcânicas.
As rochas podem ser divididas em três grupos principais: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas.
As rochas magmáticas formam-se quando há o resfriamento do magma. As rochas metamóficas são resultado da junção das rochas magmáticas e sedimentares e metamóficas, As rochas sedimentares da junção de sedimentos junto a ação de fatores físicos.
Resposta: Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes. Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos. Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.
Orgânicas. As rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.
Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.