O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas. ... Conheça também as características das demais vértebras do corpo.
Os Acidentes das vertebras Atlas e Áxis são
As vértebras cervicais de C3 a C7 são consideradas típicas, então possuem corpo e arco vertebral típico. Estas apresentam um forame vertebral de forma triangular.
Possuem processo espinhoso não bífido e um corpo vertebral de tamanho médio, com “forma de coração”. A porção lombar contém 5 vértebras, com forame vertebral de tamanho reduzido e processo espinhoso caracteristicamente curto e com projeção posterior.
As vértebras lombares estão localizadas na parte inferior da coluna vertebral, inferiormente ao tórax, e superiormente à pelve e ao sacro. ... Essas vértebras são caracterizadas pela ausência de forame transverso no interior de seus processos transversos, e também pela ausência de facetas ao lado de seus corpos.
O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
As vértebras lombares são os maiores segmentos da porção móvel da coluna vertebral. No ser humano, encontram-se cinco vértebras lombares, nomeadas de L1 até L5, compondo, assim, a região lombar.