Resposta. A espinha, e todo o tronco, pode dobrar-se para a frente, para trás, para os lados e ainda torcer-se a partir dos quadris. Este movimento é possível devido a um grande número de músculos, alguns dos quais correm por toda a extensão das costas.
Flexão, ou “dobrar”, envolve reduzir o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). Em contraste, extensão, ou “esticar”, envolve aumentar o respectivo ângulo.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!
As articulações do corpo humano, pertencentes ao sistema articular, são responsáveis por muitos movimentos que realizamos. Ela conecta os ossos do esqueleto humano aos outros ossos e cartilagens. Isso acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. ... Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.
Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos.