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- Presença de temas profanos e religiosos. - Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte. - Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais. - Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico.
Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.
Resposta: Maneirismo foi um estilo dentro do Renascimento aproximadamente entre 1515 e 1600. ... Já o Barroco veio após as Reformas Religiosas e misturava as características deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Valendo-se dos mesmos elementos do Renascimento, mas com um espírito totalmente diferente, criam uma arte de labirintos, espirais e proporções estranhas, que são, sem dúvida, a marca inconfundível da arte maneirista.
O maneirismo é empregado pela crítica moderna para designar a produção artística, especialmente a italiana, que tem lugar entre 1520 e 1600, isto é, entre o fim do Alto Renascimento e o início do barroco.
A segunda fase, às vezes chamado de Alto Maneirismo, o estilo já era dominante em toda a Europa - embora não fosse o único.
Resposta. O maneirismo possui duas fases: 1. Fase anticlássica -> marcado pelo êxodo de artistas após o saque de 1527 e sob a influência da Alta Renascença.
Pode ser observada na esquizofrenia,sobretudo nas formas crônicas e catatônicas,assim como na deficiência mental. Maneirismo: É um tipo de estereotipia motora caracterizada por movimentos bizarros e repetitivos,geralmente complexos, que buscam certo objetivo,mesmo que esdrúxulo.
Sandro Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano, considerado um dos maiores pintores do Renascimento Artístico na Itália. Entre suas obras estão: “O Nascimento de Vênus”, "A Tentação de Cristo" e “A Adoração dos Magos".
A Primavera
Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em 1510. Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas.
- A principal técnica de pintura utilizada por Botticelli foi a têmpera sobre madeira. - Outras características importantes de suas obras são: presença da beleza neoplatônica e a mistura do paganismo clássico com o cristianismo. Para Botticelli, a arte é uma expressão simbólica, religiosa e espiritual.
Resposta. O pintor retratava em suas obras a melancolia, a tristeza e a desesperança. Pintou imponentes e importantes figuras femininas. Nas obras aparecem, principalmente, elementos da cultura grega antiga e elementos religiosos, por conta disso, o artista recebeu várias encomendas de igrejas e papas.
17 de maio de 1510
Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo".
Florença, Itália
17 de maio de 1510
Florença, Itália
Florença, Itália
Galleria degli Uffizi
1 de março de 1445
Assim como um de seus irmãos, havia sido apelidado de "botticelli", que significa em italiano "pequeno tonel", o epíteto substitui o "es panucam" sobrenome de família, passando a identificar o futuro pintor.
Pieter Bruegel, conhecido como o Velho, atuou como pintor na região de Flandres, onde atualmente é a Bélgica. Suas obras apresentavam temas com cenas e personagens da região do campo.
Esta obra foi criada no ano de 1482. Os pintores renascentistas inspiravam-se em fábulas mitológicas para realizarem as obras destinadas a adornar edifícios. ... Esta pintura representa a deusa Vénus no centro da composição. Esta deusa simbolizava a beleza, a forma visível do bem e o amor como cultura.