Partes da boca e suas funções
A Boca é o ínício do sistema digestório, onde entram os alimentos. Serve de local para a mastigação através dos dentes (32 na dentição completa).
A cavidade oral inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas (mucosa oral), os dentes, as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o céu da boca (palato duro).
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.
Tratamento de Úlceras orais
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
Muito além da cárie: 9 doenças que se manifestam pela boca
As ulcerações nada mais são do que feridas que surgem em qualquer parte do organismo, normalmente em mucosas. Elas também podem ser chamadas de aftas e indicam que há um desequilíbrio na região bucal — muitas vezes, causado pela ação de bactérias nocivas.
O Sorrisologia entrevistou a dentista Rhianna Barreto que listou 5 doenças da língua e os cuidados que devemos ter para controlá-las.
Quais são os sintomas do câncer de língua?
E se não for corretamente tratada, uma infecção no dente ou na gengiva pode virar um problema mais grave, se espalhar para outros órgãos, como pulmão, coração e cérebro e levar à morte.
Causas de língua geográfica Ainda não se conhecem as causas dessa condição, mas pode ter caráter hereditário e estar associada a atopias, como asma e rinite alérgica, e a deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas. Ela pode também estar associada à psoríase, estresse emocional e caspa (dermatite seborreica).
Como é o tratamento
A língua geográfica é uma disfunção que compromete particularmente o dorso da língua, caracterizada pela perda das papilas filiformes e são rodeadas por bordas esbranquiçadas na superfície da língua1 2,3. As lesões variam na aparência e no tempo podendo ser de poucas horas a várias semanas1,3.
A língua rachada não tem causa específica e, por isso, não existe um tratamento específico, sendo apenas recomendado que a pessoa tenha boa higiene bucal, escovando os dentes regularmente, usando fio dental e limpando muito bem a língua para remover o resto de alimentos que possam ter ficados acumulados nas fissuras e ...
A língua fissurada é assim chamada por possuir sulcos profundos no dorso da língua. Sua causa é genética. Pode ser observada em crianças e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. As pessoas mais afetadas são aquelas que possuem psoríase ou determinadas síndromes como Down, Sjögren entre outras.
Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.
Para a limpeza diária matinal você sempre poderá usar os limpadores da ayurveda – instrumentos de raspagem – ou até uma colher.
Karima dá um conselho para quem deseja retirar essa mancha mais rapidamente. "É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz.
Comece pela parte de trás da língua, e depois vá escovando em direção à parte da frente, na abertura da boca. Você deve escovar toda a superfície superior da língua fazendo uma leve pressão, e depois termine enxaguando com água. Você pode também optar pelo uso de um limpador de língua.
A boca do bebê deve ser limpa com uma gaze ou pano molhado, em água filtrada. Os pais devem passar a gaze ou o pano nas gengivas, bochechas e língua, à frente e atrás, em movimentos circulares até ao nascimento dos primeiros dentes.
É preciso procurar na boca do bebê as placas brancas características do problema. Se houver camada esbranquiçada apenas na língua, provavelmente é resquício de leite. Na dúvida, cubra o dedo com uma gaze e toque, delicadamente, nas manchas para ver se saem. Normalmente, o sapinho não sai.
"Não é recomendado limpar a boca do bebê - nem a língua e nem a gengiva quando o bebê não tem dentes e faz uso exclusivo de leite materno. Estudos científicos mostram, inclusive, que o leite materno tem fatores de proteção e a amamentação traz muitos benefícios à criança", explica.
Se você notar que seu bebê freqüentemente mostra a língua para fora, pode estar se perguntando se esse é um comportamento normal. A resposta curta é sim; colocar a língua para fora é um comportamento infantil totalmente normal. Os bebês nascem com um forte reflexo de sucção e instinto para se alimentar.