crossorigin="anonymous">
Ao ser aquecida pelo Sol, ocorre a evaporação, ou seja, a água passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor) e sobe para as nuvens. ... Sob determinadas condições, no interior das nuvens, a água também pode solidificar-se, passando para o estado sólido(gelo). Isso acontece quando chove granizo ou neva.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo pequeno engloba apenas a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como seu retorno à superfície através da precipitação. Já o ciclo grande é aquele que envolve a utilização de água pelos seres vivos e seu retorno através de processos como transpiração e respiração.
Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.
A agricultura é plantação de plantas com o intuito de alimentar os seres humanos os animais domésticos, e para as plantas crescerem elas precisam de água, logo o ciclo da água afeta diretamente, por isso é importante ter um sistema de armazenamento de água.
De acordo com o trabalho, o aumento das temperaturas pode provocar perdas nas safras de grãos no valor de R$ 7,4 bilhões já em 2020 – quebra que pode saltar para R$ 14 bilhões em 2070 – e alterar profundamente a geografia da produção agrícola no Brasil. ... “O país está vulnerável.
A agricultura é uma atividade altamente dependente de fatores climáticos, por isso a mudança no clima pode afetar a produção agrícola de várias formas: mudança na severidade de eventos extremos, no número de graus-dia de crescimento devido as alterações na temperatura do ar, modificação na ocorrência.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.
O ciclo da água envolve processos, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Quando a água cai sobre o ambiente terrestre, ela infiltra no solo, indo parar nos lençóis freáticos. Os seres vivos ingerem ou absorvem a água do ambiente e utilizam-na em diversas reações que ocorrem em seus organismos.
Percebe-se, assim, que o ciclo da água é fundamental à manutenção da vida. A composição da água (duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio) foi descoberta pelo cientista londrino Henry Cavendish (1731-1810), em 1781.
Lavoisier
Assim, Tales de Mileto (624 a.C. – 544 a. C.) propôs que a água fosse o elemento primordial e sofreria transformações, condensando-se em terra ou rarefazendo-se em ar e fogo.
a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.