Você pretende cursar Farmácia na faculdade, mas não sabe quais disciplinas terá pela frente? Através desse post vamos explicar um pouco sobre quais são as matérias do curso de Farmácia na maioria das instituições.
O curso de Farmácia prepara o aluno para trabalhar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos, além de realizar análises clínicas e toxicológicas.
É importante saber disso, pois o farmacêutico estuda principalmente matérias relacionas a área de Biológicas e de Exatas. As disciplinas são divididas, e dentro da área de Exatas, o estudante terá muito aprendizado relacionado a química e física, mas também se aprofundará em biologia.
Qualquer que seja a área, para exercer a profissão de farmacêutico é obrigatório ter o diploma de bacharel em Farmácia em curso reconhecido pelo MEC e estar registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia de seu Estado.
Assim, os profissionais de Farmácia podem desenvolver os melhores métodos que vão determinar a composição química dos produtos desenvolvidos. Perceba que Química Geral e Analítica estão muito conectadas.
Agora que já sabe como é a matriz curricular de Farmácia da Anhanguera, chegou a hora de ficar por dentro das principais matérias estudadas. Veja!
Os primeiros semestres da graduação trazem disciplinas básicas de Ciências Biológicas e da Saúde. Conforme o curso avança, o aluno vai tendo contato com matérias mais específicas.
Para ajudar nessa busca, fizemos uma pré-triagem. Na lista a seguir você vai encontrar somente faculdades reconhecidas pelo MEC, que oferecem boa infraestrutura, têm diversas unidades espalhadas pelo Brasil afora e – melhor de tudo – participam de programas que ajudam o estudante de baixa renda a cursar o ensino superior (como o ProUni e o FIES) e ainda contam com iniciativas próprias de descontos, bolsas de estudos e financiamento sem burocracia.
O farmacêutico é capaz de produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala. Pode trabalhar em farmácias e drogarias como o responsável técnico ou atuar na fiscalização sanitária, combatendo a fabricação de remédios falsificados, por exemplo.
Durante o curso de Farmácia, a química será extensivamente disseminada para que o estudante possa adquirir conhecimento. Uma delas será a química inorgânica, que estuda a base dos átomos e sua estrutura.
Então, nessa matéria do curso são estudadas a educação em saúde, suas bases legais, históricas, avanços e desafios do SUS. É uma excelente disciplina para quem gosta de entender sobre a saúde pública brasileira ou deseja trabalhar em Farmácia nos órgãos governamentais.
Existem testes que são realizados para saber a pureza e se realmente há a substância indicada no comprimido. A química analítica é um estudo muito importante no curso de Farmácia e, dependendo da grade curricular da faculdade escolhida, podem haver diversas atividades práticas relacionadas a esta matéria.
A profissão de farmacêutico é regulamentada no Brasil. Além de possuir diploma de bacharel em Farmácia, o profissional que deseja seguir esta carreira deve obter um registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu estado.
Os estudantes terão a percepção de diversas ações voltadas à saúde e que possibilitam os princípios de equidade, integralidade e universalidade do SUS (Sistema Único de Saúde). Na prática, essa disciplina trabalha e analisa as ações de recuperação, proteção e promoção da saúde, tanto coletiva quanto individual.
No Brasil a graduação em Farmácia é oferecida por centenas de instituições em todas as regiões do País. Nas universidades públicas, o maior obstáculo está em superar a concorrência por uma vaga. Seja no vestibular ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é preciso apresentar uma boa pontuação para passar.
É fundamental que farmacêuticos estejam atualizados sobre os novos produtos e tecnologias aplicadas à Farmácia devido, principalmente, à grande quantidade de medicamentos lançados todos os anos no mercado e às mudanças que ocorrem na legislação.
Tudo aquilo que foge da função normal do corpo, e não for uma variação anatômica, acaba sendo estudado dentro da patologia. Um bom exemplo é o estudo das complicações de saúde de um indivíduo e como será o tratamento delas.
As Ciências Morfofuncionais são mais algumas das matérias do curso de Farmácia que merecem destaque. Aqui, você vai explorar os conhecimentos a cerca de Anatomia Macroscópica, Fisiologia e Histologia e Embriologia. A gente traz mais detalhes sobre os temas, como você vê!
O curso de Farmácia forma o aluno para atuar em um mercado bastante diversificado. Com disciplinas focadas na prática profissional, o estudante sai da faculdade pronto para trabalhar com análises clínicas, produção de medicamentos, inspeção de alimentos e fármacos ou prestar atendimento especializado em drogarias.
Uma pesquisa recente realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que o setor farmacêutico tem uma das mais altas taxas de ocupação. O estudo indica que 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.
Então, chega de curiosidade. A seguir, mostramos as principais matérias do curso de Farmácia da Unopar. Essa graduação prepara você para o mercado de trabalho e ajuda na conquista de um emprego. Com isso em mente, acompanhe!
5 anos
Na raiz da matéria, a farmacologia é a ciência que compreende o entendimento histórico, as propriedades físico-químicas, a composição, a bioquímica, os efeitos fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, a distribuição, a excreção e a terapêutica das substâncias químicas que são capazes de alterar a função normal do ...
Abaixo estão as disciplinas mais comuns nos cursos de Farmácia, mas é importante lembrar que a grade pode variar de acordo com a instituição.
Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado e entendendo isso, percebe-se que ser honesto e tratar bem os clientes não é um diferencial, é o requisito mínimo para um bom serviço de atendimento, portanto, atender o cliente com qualidade significa superar as expectativas dele.
A qualidade no atendimento avalia o quão positiva foi a experiência do seu cliente ao interagir e comprar de vocês. Isso significa que esta é uma tarefa que engloba todos os momentos de relacionamento: desde o primeiro contato até o pós-vendas.
O ciclo de atendimento de qualidade é composto por quatro elementos principais: Tema do atendimento: é o propósito de uma organização. ... Integração: é o passo final crítico do ciclo, trata-se do processo de reunir todos os elementos do atendimento de qualidade a fim de criar uma experiência completa.