As realizações do surgimento dos povos da mesopotâmia são a invenção da escrita, dos primeiros sistemas de quantificação; o surgimento das primeiras cidades de que se tem notícia, além dos primeiros avanços na organização social, no direito e nos sistemas políticos.
A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais. A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações.
Entre as grandes invenções atribuídas aos povos sumérios está a criação da escrita e a invenção da roda, elementos que foram revolucionários para a época, pois foi possível construir carruagens para levar a produção agrícola e quaisquer outros produtos que promovessem o desenvolvimento comercial.
Os sumérios inventaram a irrigação. Desenvolveram o processo de agricultura, as técnicas de cinzelamento de Ouro e solda, além do principal que é a escrita e arte da cerâmica.
São realizações culturais dos sumérios, o desenvolvimento da escrita e: a) a invenção da roda.
Os acádios se apropriaram da cultura suméria, adotando o seu padrão de religião e exercendo, também, um governo teocrático, sua escrita e seu sistema de agricultura. Eles possuíam a sua própria língua, a língua acadiana, que era um dialeto semita e também era expressado através da criação suméria: a escrita cuneiforme.
A escrita suméria, grafada em cuneiforme, é a mais antiga língua humana escrita conhecida. A sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, registo de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.)
Caracterizou-se pelo luxo e pelo exibicionismo. As principais tipologias foram os palácios e os templos, como o Zigurate, cópias dos existentes nos Céus, feitos em argila, ladrilho e tijolo, pois a pedra era escassa na região.
Resposta. Resposta: a consequência principal foi a evolução da locomoção terrestre,substituindo o uso de trenó, que eram puxados por animais, facilitando futuramente a viajem e transporte de mercadorias de um lugar para outro.
A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas mecânicas, caracterizada pelo movimento rotativo no seu interior. ... Um fator importante para determinar a transmissão de força, velocidade e distância é a relação entre o diâmetro da borda da roda e o diâmetro do eixo.
A roda e o eixo são uma simples máquina que facilita o trabalho. Um eixo, ou haste, está conectado pelo centro de uma roda. Quando a força é aplicada, a carga ou o peso do objeto a ser movido é deslocado, evitando a sobrecarga sobre a roda, equilibrando e mantendo-o principalmente no eixo.
Resposta. Resposta: Porque a roda é um elemento cilíndrico, de espessura pequena e que faz círculos ao redor de um eixo.
sumérios
Não sabemos exatamente onde ou tampouco nunca saberemos efetivamente quem o inventou primeiro. Mas, segundo evidências arqueológicas, a roda começou a ser usada rapidamente na Eurásia e no Oriente Médio. "Há uma explosão de evidências arqueológicas de veículos com rodas a partir de 3,4 mil a.C.", diz Anthony.
Trata-se dos Trichterbecker, que habitavam a região hoje formada por Polônia, Alemanha Oriental e sul da Dinamarca. Essa região disputa com a Mesopotâmia (atual Iraque) o título de berço da roda.
Auxiliando um meio de transporte humano, a roda aparece pela primeira na história vez em torno de 3.
A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. ... A roda com raios surge na Mesopotâmia ou na atual Turquia, e é utilizada em carros de guerra. Em torno de 1500 a.C., os egípcios dominam a tecnologia, com a construção de rodas de de quatro raios, bastante leves.
Roda. Sem dúvidas está em primeiro lugar como a maior invenção já criada pelo homem. A roda, segundos estudos, foi inventada a mais de 7.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE