EQST

Quais Fatores Contriburam Para O Desenvolvimento E A Difuso Das Ideias Renascentistas Porqu?

Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento e a difusão das ideias renascentistas Porquê?

A difusão do Renascimento Influenciados pelos novos elementos estéticos, viajavam constantemente às cidades italianas — transformadas em grandes centros culturais —, onde permaneciam. Nesse processo de difusão cultural, a imprensa também ocupou lugar de destaque, por propagar as novas ideias.

Quais as consequências do renascimento cultural?

F) Consequências:  Fortalecimento da burguesia.  Enfraquecimento da Igreja Católica.  Avanços científicos.  Aumento da perseguição aos burgueses pela Igreja Católica.

Qual a importância do renascimento comercial e econômico?

O renascimento comercial e urbano contribuiu para o surgimento de um novo grupo social; a burguesia. Com o surgimento da burguesia, começa a ocorrer o declínio da nobreza feudal. ... Essas atividades econômicas desenvolveram-se impulsionando o renascimento das cidades e o surgimento de novas.

Qual foi a consequência da abertura comercial do Mar Mediterrâneo?

Com a abertura do mar mediterrâneo, eles tiveram mais controle comercial, e aos poucos foram voltando a comercializar na Europa. Além das cruzadas que trouxe consequências, como a peste negra.

Quais foram as consequências das Cruzadas para a Europa?

Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.

Quais foram as principais consequências do movimento Cruzadista da Idade Média?

As principais consequencias das cruzadas foram as seguintes: - Empobrecimento de alguns senhores de terras; - Fortalecimento do poder real; - Desenvolvimento do comercio por povos do Oriente.

O que acarretou o fim do comércio Mediterrâneo?

A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico e rompimento do monopólio das cidades italianas no comércio com o Oriente, resultou de três grandes fatores: ... econômico: Monopólio da Itália sobre o Mediterrâneo - comércio de especiarias (açúcar, cravo, canela, gengibre etc. ...

O que as potências européias desejavam com a expansão marítima?

A expansão marítima europeia criou novas rotas comerciais, interligando vários pontos do mundo. Quando se fala de expansão marítima europeia, devemos ter em mente que o interesse comercial era o principal motivo para a conquista de novas rotas marítimas.

O que motivou a expansão marítima?

Fatores que motivaram a expansão marítima exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; investimento financeiro das monarquias nacionais aos projetos náuticos; ... Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.

Como foi o início da expansão portuguesa?

Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.

O que marcou o início da expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.

Qual é o marco inicial da expansão marítima portuguesa?

tomada de Ceuta

Qual foi o marco inicial das navegações espanholas?

O marco inicial das navegações espanholas foi à descoberta da América, fato que ocorreu no ano de 1492 e, com isso, a coroa espanhola comprovou a existência de um novo continente, que começou a ser explorado.

Quais foram os dois objetivos principais da expansão marítima portuguesa?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Qual era o principal objetivo dos portugueses?

Resposta. Ser o pioneiro em navegações para comércio e lucro de Portugal. Eram interesses econômicos com a Índia e suas especiarias, principalmente. Para chegar a Índia, precisavam se locomover pelos mares.