Quais as principais doenças da alface? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A alface (Lactuca sativa) pode ser afetada por inúmeras doenças fúngicas entre as quais se destacam o míldio, a septoriose, a cercosporiose, a fusariose, o mofo branco entre outras.
Como controlar as doenças mosaico comum e vira cabeça na cultura do alface?
As medidas de controle do Vira-Cabeça baseiam-se na produção de mudas sadias, aplicação do inseticida no campo e no período prévio ao plantio, assim como rotação de culturas e eliminação de plantas hospedeiras, para reduzir a população do tripés.
Quais são os distúrbios fisiológicos que podem ocorrer na cultura da alface?
O “tip burn” é um distúrbio fisiológico que ocorre nas hortaliças devido a temperaturas elevadas e deficiência na translocação de cálcio, perceptível na alface devido a queima de bordas das folhas externas e má formação de cabeça.
Quais são os pulgões mais comuns encontrados na cultura da alface?
pode ser colonizada por cerca de 16 espécies diferentes de afídeos (BLACKMAN & EASTOP, 1989). Desses, os que foram encontrados em São Paulo, tanto em condições de campo, como em cultivo protegido, são: Myzus persicae (Sulzer), Uroleucon ambrosiae (Thomas) e Rhopalosiphum rufiabdominalis (Sasaki) (COSTA et al., 1972).
Como tratar murcha bacteriana?
Murcha Bacteriana
Eliminação da soca logo após finalizar a colheita.
Rotação de culturas com utilização de gramíneas.
Implementar cultivo mínimo ou plantio direto.
Evitar cultivações tardias e cortes nas raízes.
Higienizar tratores e implementos após o trabalho em áreas infectadas.
Mais itens...
Como eu faço para matar as pragas da alface?
A calda repelente mais usada para paquinhas é a de pimenta, que é curtida em um frasco de plástico por cerca de duas semanas. Em seguida, coe e dilua o líquido na proporção de 50 mililitros de calda para 20 litros de água. Pulverize sempre no fim da tarde, para evitar a queima das plantas com a calda.
Quais são as doenças e pragas que atacam a couve nas hortas?
Entre as pragas secundárias de brócolis e couve-flor, que são aquelas que ocasionalmente provocam prejuízos em áreas localizadas e em período restrito, estão: mosca-branca, curuquerê-da-couve, formiga-cortadeira, grilo, broca-da-couve, tripes, vaquinha, lesma, caracóis, e algumas espécies de lagartas como a Helicoverpa ...
Como evitar pragas e doenças nas hortas?
14 dicas para evitar pragas e doenças na horta
Coloque as mãos na terra. ...
Cuide do solo. ...
Regue a horta de manhã ...
Diversifique a plantação. ...
Não mate os amigos da horta. ...
Elimine ervas daninhas... ...
...Mas deixe as plantas espontâneas. ...
Construa canteiros.
Mais itens...
Quais são as principais pragas que atacam as hortas?
Principais pragas em hortas caseiras
Ácaros. Geralmente, os ácaros não são visíveis a olho nu (pois são seres microscópicos), mas podem causar vários danos às hortaliças quando não detectados a tempo. ...
Lagartas. Uma das lagartas mais comuns em hortas é a lagarta-rosca. ...