No início, verticalismo, mas logo as esculturas ganham aspecto de movimento e rotatividade, tendo contornos mais nítidos; Naturalismo, figuras humanas mais vivas, reais e com sentimento; Representação de emoções; Representação de figuras monstruosas, como as gárgulas.
A pintura gótica alcança o seu ápice entre 1300 e 1350 e se torna independente da arquitetura, tendo sido inicialmente usada no interior das catedrais. Posteriormente esse tipo de pintura conseguiu se desenvencilhar do espaço religioso ocupando outros lugares como palácios e castelos.
A primeira catedral de estilo gótico foi a Abadia Real de Saint-Denis, em Paris. A obra de reconstrução da abadia ocorreu entre 1137 e 1144, sob supervisão do abade Suger. Outros exemplos de construções góticas são: a Notre-Dame de Paris, a Notre-Dame de Amiens, a Catedral de Beauvais e a Catedral de Chartres.
Na catedral gótica, o interior foi elevado de tal maneira que os olhos do espectador olham primeiro para o topo da catedral deixando claro o pensamento dos arquitetos sobre o simbolismo da esperança cristã de deixar o mundo material para um reino celestial.
Arte gótica na arquitetura As paredes das catedrais possuíam paredes grossas, colunas e pilares para sustentar as grandes abóbadas (estruturas internas curvadas) que projetavam. Essas construções contavam também os arcobotantes, importante inovação técnica que permitia aumentar a exposição à luz internamente.
A arquitetura era a expressão máxima da arte gótica, baseava-se no conceito de luz como fundamento e símbolo da divindade . A arte gótica nasceu da ideia teocêntrica em que Deus era o centro da realidade e considerava que tudo o que constituía o universo era um reflexo da luz de Deus.
01) a abóbada de nervuras, estrutura gerada em função do emprego do arco semicircular, é um dos legados da técnica construtiva da arquitetura românica adotada pelos novos construtores.
Graças a isso, o mundo das artes viu novas portas se abrindo, pelo que, logo algumas grandes igrejas e catedrais que possuíam suas artes com base no teocentrismo, acabaram sendo cercadas com ideias inovadoras para a época.
Isso porque seguiu a tendência de Portugal, onde muitos castelos e igrejas já haviam sido construídos com tal estilo. Mas até mesmo em Portugal foi muito lenta a transição artística até que chegasse o estilo renascentismo.
Utilizada sobretudo nas catedrais, as esculturas góticas eram vistas inicialmente no exterior das construções - em fachadas, portais, e sobre suportes que davam destaque às peças.
Embora cada pintor seguisse com o seu DNA próprio, podemos resumir a produção dessa geração como uma pintura mais sombria, mais emotiva, majoritariamente religiosa. Os grandes nomes desse período foram o italiano Giotto (1267-1337) e o belga Jan Van Eyck (1390-1441).
Um fato interessante quanto ao teor nacional desse tipo de arte, é que as construções góticas do Brasil não foram erguidas no período da Idade Média. Na verdade o que aconteceu no país foi uma espécie de manifestação tardia.
Um detalhe interessante é que a arte gótica acabou sendo conhecida como “obra francesa”, por ter sua criação no norte da França, vindo a se tornar um grande marco na história.
O termo gótico foi usado pela primeira vez pelo teórico Giorgio Vasari, na Itália, no século XVI. Até então aqueles que queriam se referir ao estilo diziam que se tratava de uma estética francesa, sem maiores adjetivações.
1. [UEM]
Inicialmente, o termo gótico fora utilizado pelos estudiosos de forma desdenhosa para definir uma arquitetura que consideravam “tão bárbara, que ela poderia até ter sido criada pelos godos, povo que invadira o Império Romano e destruíra muitas de suas obras” (PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2007 – p. 74).
A pintura gótica se afastou da arte bizantina em direção a um naturalismo maior, tomando a forma de um estilo mais suave e realista, cujas características gerais perduraram até meados do século XIII.
Durante o século XII os comércios ganharam maior intensidade, fazendo com que pessoas saíssem dos campos para a cidade. Note, portanto, que anteriormente as pessoas viviam praticamente em campos e mosteiros, lugares onde a arte era desenvolvida.
A Arte Gótica caracterizou-se pela arquitetura das catedrais católicas, irradiando-se para a escultura e para a pintura no final da Idade Média. ... A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa.
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Originalmente, gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.. ... Assim, o termo Goticismo de origem inglesa, é associado ao conjunto de obras da literatura gótica.
O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV. O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.
Presentes, principalmente, no interior das igrejas e catedrais, as pinturas e esculturas românicas tinham temática essencialmente didático-religiosas, com produções voltadas para adornar os templos, bem como para instruir sobre os princípios da fé católica.
Qual era o objetivo dos desenhos permitidos pela Igreja durante a Idade Média? ... C- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir amor e paz , inclusive para idosas. D- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir os ensinamentos religiosos, inclusive para aqueles que não soubessem ler.
As Igrejas construídas neste modelo eram, então, "Fortalezas de Deus" tanto por suas características físicas externas quanto pelo fato de representarem a luta do Catolicismo contra as heresias e as outras religiões (em especial o Islã), no contexto da Idade Média.
Pintura Românica Era utilizada a técnica do afresco, em que a pintura era feita sobre uma parede úmida. Diversos murais, iluminuras e tapeçarias surgem com temas religiosos. Feitas em cores vivas e fortes, elas preenchiam as paredes dos templos religiosos.
A explicação para que não tenham a beleza dos castelos reais está no fato de serem construções clericais, ou seja, desenvolvidas por religiosos. A pintura, a escultura e os mosaicos românicos são, do ponto de vista artístico, muito simples e, como na arquitetura, buscavam sua inspiração na religião cristã.
Devemos lembrar que as janelas da arte românica eram muito estreitas, enquanto na arte gótica as janelas já são maiores e em maior número, permitindo assim, a entrada da luz. Nesse período prevaleceu os arcos de volta-quebrada e as ogivas. Ainda na arquitetura, a arte gótica utilizou os vitrais para a entrada da luz.
Resposta. A arquitetura românica é basicamente religiosa, as igrejas chamam atenção por serem sempre grandes e sólidas. Já o gótico expressa-se sobretudo na arquitetura, caracterizado pelo verticalismo (Arcos triangulares e elevados em relação ao arco de meia circunferência, usado na arquitetura românica.)১১ সেপ্টেম্বর, ২০২০
A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso.