Espinosa realiza a crítica da teologia política sob três aspectos principais: a) mostrando que é inútil para a fé, pois os Livros Sagrados não contêm verdades teóricas ou especulativas sobre Deus, o homem e o mundo, mas preceitos práticos muito simples – adorar a Deus e amar o próximo –, que podem ser compreendidos por ...
Espinosa no começo da obra mencionada explicita o que entende por substância na terceira das definições: “por substância entendo o que existe em si e por si é concebido, isto é, aquilo cujo conceito não carece do conceito de outra coisa do qual deva ser formado” (I, definição III).
Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. ... Um dos propósitos de sua filosofia é esclarecer a identidade existente entre nossa mente e o conjunto de todas as coisas da natureza.
Espinoza propõe uma teoria onde o corpo não é separado da alma, e sim que esses dois coabitam o mesmo ser. Ele acredita que o pensamento e a extensão, nada mais são que atributos da natureza, que podem ser considerados, deus. Ele percebe o homem, como sendo dois atributos de deus: o pensamento e a extensão.
Segundo a Teoria Criacionista, significa dizer que fomos criados por uma divindade, fomos criados por Deus, somos a expressão dessa divindade (Deus, O Criador). Ou seja, somos a expressão de seu "desejo de criar alguém para amar e ser amado".
Para Spinoza, a substância não possui causa fora de si, ela é causa de si mesma, ou seja, uma causa sui. Ela é singular a ponto de não poder ser concebida por outra coisa que não ela mesma.
1). o corpo e a alma são ambos a mesma coisa: Natureza Naturada, isto é, modos finitos da substância divina, que exprimem a natureza absoluta de Deus enquanto coisa extensa e coisa pensante. Neste sentido, toda realidade é Natureza.
A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.
O feminismo é um movimento social de “quebra” da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres. ... O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.
O Ativismo feminista é a militância refletida em discursos de denúncia e na assunção de que o 'pessoal é político'. É a ação, individual ou coletiva, organizada ou não, pelo reconhecimento da absoluta liberdade das mulheres com relação ao exercício de todos os seus direitos.
substantivo masculino Doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem. [Sociologia] Ideologia que busca a inversão da lógica do patriarcado, almejando construir uma sociedade matriarcal, em que o poder é exercido somente por mulheres.