crossorigin="anonymous">
A casca do ovo é porosa e a água dentro do ovo vai evaporando e sendo substituída por ar, reduzindo a massa do ovo. Se a massa do ovo fica menor que a massa de água que é movida pelo ovo, ele vai flutuar. De forma mais simplificada, o ovo podre fica mais leve que a água pois tem mais ar e menos água que um ovo fresco.
o navio flutua, pois boa parte do interior de qualquer barco é composta por ar (diferentemente de um cubo de aço, que é totalmente sólido por dentro), e a densidade média de um barco (resultante do conjunto aço + ar) é bem mais leve quando comparada à densidade média da água, fazendo com que uma parte muito pequena do ...
A água deslocada exerce uma força sobre o corpo, empurrando-o para cima, tentando, desta forma, voltar ao lugar que ocupava. É esta força que impede que o navio afunde. ... Quando ele está na água, vazio, boa parte do casco fica para fora da água. Conforme vai recebendo peso, o casco vai afundando.
Como sobreviver em mar aberto
Há muitos e muitos anos um italiano chamado Arquimedes descobriu que se o peso do barco for igual a essa pressão, que ele deu o nome de empuxo, o barco não vai afundar: ele se equilibra pela própria força da pressão que recebe da água. ... A flutuação também vai depender do meio, porque nem toda água é igual.
Quando um submarino está na superfície igualmente a qualquer outro navio possui flutuabilidade positiva. Quando na superfície os tanques de lastro estão vazios (sem água, contém apenas ar). ... A flutuabilidade torna-se negativa e o submarino afunda, isto é, submerge.
Na realidade, o que o volume realmente nos diz é quanto a prancha irá flutuar sobre a água. Isso importa bastante, pois quanto mais uma prancha flutua na água, menos arrasto ela irá gerar quando o surfista remar em cima dela. ... Seguindo esta lógica, um surfista mais pesado precisará de mais volume para flutuar nele.
A densidade de uma substância (o peso em relação ao volume) varia com sua temperatura. O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.
Podemos prever através da densidade. Para flutuar o elemento deverá ter menor densidade que a água, já para ficar na parte inferior e a água na parte superior este deve ter maior densidade que a água.
Quando transformada em rolhas, as suas propriedades isolantes contribuem para que seja a melhor proteção do vinho e bebidas espirituosas contra variações de temperatura ou contaminação e contra possíveis efeitos negativos das condições de armazenamento e transporte.
Para que serve a rolha numa garrafa de vinho? Ela é importante e dá pistas sobre a qualidade do vinho antes mesmo de você prová-lo! Caso a rolha esteja bem seca, indica que a bebida foi armazenada de pé e não deitada, forma indicada para vinhos.
As rolhas tradicionais são feitas com casca de árvore. Mas não de qualquer uma. Só o sobreiro, nativo da região mediterrânea, produz cortiça, a matéria-prima da rolha. É preciso que a árvore tenha no mínimo 40 anos para que se possa extrair a casca.
A segunda é que muitos clientes gostam de guardar a rolha como lembrança do vinho que beberam, há inclusive quem anote nelas a data e o local da degustação. Inclusive, muitas rolhas contribuem com este hábito por já trazerem o nome de vinho e, às vezes, até a safra.