crossorigin="anonymous">
A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham por inadimplência, falta de capital e falta de lucro.
Desequilíbrio no fluxo de caixa Considerado um dos maiores vilões e responsáveis pela mortalidade de empresas no Brasil, a falta de organização na gestão das finanças e de pessoas e planejamento pode acabar obrigando empresários a fecharem as portas.
Destacamos abaixo cinco das principais causas de fechamento de uma empresa.
8 maiores dificuldades na gestão de micro e pequenas empresas
Os 4 problemas mais comuns de empresas com a Receita Federal
O Fluxo Diário do Caixa, Contas a Pagar e Receber que darão origens a balancetes e balanços, dão uma visão da saúde financeira da empresa. Outro erro comum é "pagar dívidas pessoais" com retirada direto do caixa. O proprietário(s) deve ter uma retirada fixa no final do mês compatível com o lucro da empresa.
A gestão contábil bem feita é essencial para que sua empresa não tenha problemas com a Receita Federal. Manter os dados em dia e organizar o trabalho de emissão e registro das NFes pode evitar multas e outras penalidades. Ferramentas para armazenar e consultar nota fiscal facilitam muito essa rotina.
DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional. o Pagamento DAS MEI acontece todos os meses, sempre no dia 20 ou no primeiro dia útil após essa data. Por se tratar de uma taxa da Receita Federal, ainda há muitas dúvidas sobre esse tributo, que explicaremos neste post.
A partir deste ano, o MEI deverá emitir pela internet os boletos para o cumprimento de suas obrigações como empreendedor. A formalização do microempreendedor individual requer o pagamento de uma mensalidade, por meio de boletos (DAS), até o dia 20 de cada mês.
O pagamento de férias funciona através do adiantamento do valor de um salário, acrescido de mais 1/3. ... Por exemplo, se uma pessoa recebe um salário de R$ 1.
Importante: o Simples Nacional leva em média 7 dias úteis para validar um pagamento.
Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para instituição que deve receber. Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira. Lembrando que são 3 dias úteis.
O boleto em atraso do MEI pode ser pago a qualquer momento. ... O boleto deverá ser emitido no Portal do Simples Nacional, emita o mês que se programou para efetuar o pagamento. Se nunca emitiu esse boleto, procure alguém capacitado que possa ajudar.
Para ter direito ao auxílio é preciso atender aos critérios estabelecidos pela legislação, como não ter emprego formal, não receber outro benefício do governo (com exceção do Bolsa Família), não ter renda familiar mensal maior que R$ 3.
CNPJ cancelado Ao passar dois anos sem pagar a guia do DAS e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigatória também para quem não teve faturamento no ano anterior, o CNPJ passa a ficar suspenso por 30 dias. Se neste período, a dívida não for quitada, o CNPJ é suspenso definitivamente.