EQST

Porque A Populaço Do Rio De Janeiro Se Revoltou Contra A Vacinaço Obrigatria Contra A Varola Em 1904?

Porque a população do Rio de Janeiro se revoltou contra a vacinação obrigatória contra a varíola em 1904?

Resposta. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.

Por que a aplicação de vacinas para a prevenção de surtos de doenças pareceu uma medida contraditória para a população daquela época?

a) Os estudantes explicam corretamente que a aplicação de vacinas parece uma medida contraditória para a prevenção de doenças porque é feita a inoculação dos próprios antígenos causadores da doença, embora enfraquecidos ou mortos, no organismo.

Quais os principais motivos para a revolta da vacina ter acontecido explique pelo menos dois motivos?

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

Qual é a importância da vacinação para a saúde pública e para a saúde individual?

A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimizadas.

Qual foi a importância de Osvaldo Cruz Oswaldo Gonçalves Cruz para evitar um número ainda maior de mortos na construção da EFMM?

Permitiu, também, o término das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes entre os operários, provocadas pela malária. Em 1913, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.