Percevejos são pragas comuns que existem em casas, garagens, quintais e praticamente em qualquer lugar onde os humanos vivam. Se você já pisou em um, provavelmente conhece o fedor desagradável que eles emitem. Ou talvez você tenha tentado remover um do seu quarto, apenas para ser agradecido com um odor fétido. Seja qual for o caso, os percevejos fedem. Mas o que é exatamente um percevejo? E por que eles fedem? Neste artigo, chegaremos ao fundo dessa questão fedorenta e garantiremos que você saiba exatamente o que são essas criaturas fedorentas, como reconhecê-las e por que fedem.
Vamos listar os tipos mais perigosos para te ajudar a evitar grandes apuros, seja no campo ou em qualquer outro lugar.
Esse é um inseto que, assim como a maria fedida, não é venenoso. No entanto, não deixa de ser perigoso. Transmite parasitas do gênero Plasmodium ao homem por meio de sua picada.
Segundo Antonio Panizzi, um pesquisador renomado da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a maria-fedida prejudica as culturas com um método de alimentação singular. Ela injeta toxinas nas plantas enquanto extrai nutrientes, o que causa a perda de qualidade e queda de produtividade.
Afinal, quando a armadilha prende um certo número de maria-fedida, isso indica que a população é alta o suficiente para considerar outras medidas, tornando-se uma parte estratégica do manejo integrado de pragas.
Como praticamente qualquer animal, os percevejos precisam se proteger. Como não podem morder ou picar como muitos outros insetos, eles precisam de outra estratégia para deter predadores. Acontece que produzir um odor fétido é uma maneira bastante eficaz de impedir que outras coisas comam você. Quando ameaçados, eles produzem produtos químicos malcheirosos com uma glândula especial localizada em seu abdômen. Você pode pensar nos percevejos como os gambás do mundo dos insetos!
Você já ouviu falar dos percevejos? Estes insetos, que têm formato de escudo e pertencem à família Pentatomidae, contam com mais de cinco mil espécies conhecidas ao redor do mundo, segundo especialistas.
Anopheles darlingi é um mosquito que transmite a malária, uma doença que causa graves problemas sociais e econômicos no mundo, isto segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O odor desagradável que a maria fedida solta ao se sentir ameaçada funciona como um mecanismo de defesa. A maria fedida produz um líquido fétido em suas glândulas do tórax ou abdômen, graças aos hidrocarbonetos presentes nestes órgãos.
É praticamente impossível, no momento, fazer uma seleção que corresponda a 100% da realidade, porque só de espécies catalogadas chega a quase 1 milhão, mas há cientistas que afirmam que exista mais de 10 milhões de espécies de insetos, cada uma com características próprias.
De qualquer forma, voltando ao assunto fedorento em questão. Os percevejos são um tipo de percevejo verdadeiro, que se caracteriza por possuir duas asas endurecidas na base. Existem muitos tipos em todo o mundo, e praticamente qualquer inseto fedorento da Ordem Hemiptera é o que chamamos de percevejo.
Algumas pessoas podem manifestar reação alérgica ao ter contato com qualquer tipo de inseto ou animal, mas representam um grupo pequeno, comparado ao grosso da população que não sofre nenhum tipo de reação adversa.
Você também pode acabar com o inseto que fede usando uma mistura a base de hortelã. O cheiro da hortelã repele a maria fedida, que por sua vez, fica bem longe da área borrifada.
Há outras situações em que ela não está tão vulnerável, mas está sob ameaça. Para evitar aproximação perigosa de seus inimigos, ela espalha o líquido fétido pela área, ao redor de si, para afastar os predadores.
Os percevejos têm uma forma muito distinta. Possuem corpo em forma de escudo, com padrão característico em “V” no dorso. A maioria é marrom ou verde, mas ocasionalmente podem ser de cores mais metálicas ou brilhantes, como vermelho ou azul. Finalmente, procure uma boca longa na parte inferior do corpo do inseto. Esta é uma boa maneira de distinguir um percevejo de um besouro inofensivo (que não tem bocal longo), se você não tiver certeza.
A maria fedida provoca prejuízos a cultura de soja, isso porque ataca vagem, grãos e folhas. Dentre os danos causados pelo ataque do inseto também conhecido como percevejo da soja temos a produção de grãos atrofiados e pequenos, além da transmissão de doenças a semente da planta, o que reduz sua germinação.
Esse tipo de mensagem revela que você ainda não tem o que é preciso para tomar boas decisões. Desse modo, ainda não é capaz de construir uma caminhada de sucesso.
Então, outra iniciativa criativa, seriam armadilhas usando feromônios de maria-fedida foram usadas. Essas armadilhas não só prendem os insetos, como também funcionam como ferramentas de monitoramento.