As "drogas" eram produtos nativos do Brasil, que não existiam na Europa e, por isso, atraíam o interesse dos europeus que as consideravam como novas especiarias. ... Esses produtos recebiam o nome de drogas do sertão e eram considerados especiarias na Europa, alcançando excelentes preços nesse período.
Para controlar a exploração das drogas do sertão, Portugal optou por deixar a exploração desses gêneros a cargo das missões jesuíticas que empregava mão-de-obra indígena. A descoberta das drogas do sertão ocorreu em um período em que a busca por especiarias no Mundo Oriental estava em franco processo de decadência.
Pela mão de obra indígenas, com missões jesuítas que aproveitavam essa mão de obra disponível e expedições bandeirantes que aproveitavam e extraiam essas riquezas.
No sertão dos territórios do norte, hoje os estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, os portugueses buscavam urucum, guaraná, cravo, canela, anil, salsa parrilha, baunilha, castanha e cacau. Foram os objetos do primeiro ciclo econômico portugues na Amazônia, que durou pelo menos 2 séculos.
Foram exploradas pelos jesuítas que utilizavam mão de obra indígena na coleta de drogas nativas como o urucum, guaraná, anil, cacau, raízes aromáticas, sementes oleaginosas, madeiras e salsaparrilha, como também na produção de outras trazidas da Índia como a canela, o cravo e a pimenta.
Foram exploradas pelos jesuítas que. utilizavam mão de obra indígena na coleta de drogas nativas como o urucum, guaraná, anil, cacau, raízes. aromáticas, sementes oleaginosas, madeiras e salsaparrilha, como também na produção de outras. trazidas da Índia como a canela, o cravo e a pimenta.
Verificado por especialistas. a) A fonte 1 aborda a estimativa de africanos que desembarcaram no território brasileiro. E o tema abordado foi a chegada dos africanos.
A pecuaria e as drogas do sertão , serviam como modo de estabelecer a economia portuguesa ,após a crise do açucar o modo de manter a economia seria por meio da interiorisação ou entradas e bandeiras.
O papel decisivo desempenhado pela pecuária na história do país foi a necessidade de que,cada vez mais,as populações alocassem-se no interior do território,onde havia mais espaço para a criação e maior capacidade de organização da produção.
O tema tratado, sem dúvidas, era denominado de "Drogas do Sertão", onde produtos como canela, baunilha, cacau, cravo, guaraná, urucum, pau-cravo, dentre outros. Essas especiarias eram encontradas somente em território brasileiro, mais especificamente no sertão, onde era mais conhecida a floresta em território nacional.
Portanto, quanto a formação do território brasileiro, podemos afirmar que a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul, provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro.
São 8.
Atualmente, o território é concebido, nas mais diversas análises e abordagens, como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.
História do Brasil A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
Como decorrente o alto nível de navegações e a necessidade de exploração sobre as novas terras e lugares. Inicialmente, o povoamento começou em territórios do litoral, aqueles próximos ao oceano atlântico onde se desenvolveram as lavouras de cana-de-açúcar.
Resposta. Explicação: A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.
A descoberta do ouro, no final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais foi importante para a expansão territorial e para uma nova organização administrativa da colônia. ... Em 1693, no tempo em que se descobriu ouro nas regiões das minas, foram criadas as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.
A maioria dos primeiros povoados brasileiros se encontrava nas regiões próximas às costas litorâneas, as primeiras a serem "descobertas" e colonizadas por conta da maior facilidade dos portugueses, que vinham em navios, de estabelecer o domínio destas áreas.
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
Primeiras cidades: Uruk, Eridu, Abidos, Hieracômpolis. As primeiras duas situavam-se na Mesopotâmia e as segundas, no Alto Egito. Artigos relacionados: urbanização, cidade.
SÃO PAULO - A cidade de Cananéia, no litoral sul de São Paulo, quer tirar de São Vicente, na Baixada Santista, o posto de primeiro povoado brasileiro. A história oficial conta que São Vicente foi fundada em 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso de Souza.
Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu, à ilha, o nome de São Vicente, em homenagem a Vicente de Saragoça, um dos padroeiros de Portugal. ... Fundou, então, a vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532, com oposição dos nativos locais.
22 de janeiro de 1532
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.