A armadura do concreto armado é chamada “armadura passiva”, o que significa que as tensões e deformações nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida. ... Outro aspecto positivo é que o concreto protege o aço da oxidação (corrosão), garantindo a durabilidade do conjunto.
O desempenho do cobrimento é influenciável pela especificação do concreto, que deve apresentar fck e relação água-cimento adequados para assegurar baixa porosidade. ... A qualidade do cobrimento também é impactada pela forma de execução, sobretudo nas etapas de lançamento do concreto e na cura.
Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo. Boa resistência ao fogo e ao tempo. Uma estrutura de concreto armado é mais durável do que qualquer outro sistema de construção. Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
Em outras palavras, o que Abrams descobriu foi que a relação água/cimento é inversamente proporcional à resistência do concreto. ... Esta, inclusive, é a lei que forma a curva de correlação do fator água/cimento com a resistência à compressão do concreto.
A chamada pasta do concreto ou da argamassa é a mistura de cimento e água. Embora elemento necessário, a água pode ser um grande inimigo do concreto se utilizada indevidamente. ... O fator água/cimento ( a/c) é a relação entre o peso da água e do cimento empregados na mistura.
A finura do cimento é relacionada com o tamanho dos grãos do produto. É usualmente definida de duas maneiras distintas: pelo tamanho máximo do grão ou pelo valor da superfície específica (soma das superfícies dos grãos contidos em um grama de cimento).
“Geralmente, o consumo varia de 160 a 250 litros para cada m³ de concreto”, afirma Valin. Os parâmetros mínimos da relação a/c são estabelecidos pela ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.