Entre os muitos desconfortos que o corpo humano pode apresentar, a febre é um dos sintomas mais recorrentes. Porém, diferentemente do que muitos imaginam, a febre em si não é uma doença, mas sim uma consequência, uma reação a algum outro problema.
Pessoas sem esses sinais de alerta devem ligar para o médico se a febre durar mais de 24 a 48 horas. Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.
É controverso se a febre decorrente de infecção deve ser tratada com antipiréticos. Evidências experimentais, mas não estudos clínicos, sugerem que a febre melhora as defesas do hospedeiro.
Você é uma pessoa que pratica atividade física com muita intensidade e transpira de forma profusa. No entanto, você não se preocupa com a questão da hidratação e cada vez mais perde água e sais minerais pela transpiração excessiva. Este quadro de desidratação pode causar febre.
Quem está com febre também deve beber bastante líquido para evitar a desidratação. É importante ingerir água, sucos e chás. Isso também contribui para regular a temperatura corporal.
A temperatura corporal costuma variar algumas vezes durante o dia. No entanto, o organismo tem a capacidade de manter o calor interno entre 36ºC e 37°C. Quando esse limite é ultrapassado, surge a febre, que também é chamada de pirexia.
É bem provável que você já tenha pensado que a febre é uma doença. Mas, na verdade, ela representa um sinal de que algo não vai bem com o corpo. Muitas vezes, não indica condição de saúde grave e até desaparece sozinha. Porém, se a temperatura subir muito, geralmente, é um sintoma que merece avaliação médica.
Além disso, uma febre isolada de curta duração (aguda) em pessoas com câncer ou com uma doença inflamatória conhecida é mais provável que tenha uma causa infecciosa. Em pessoas saudáveis, é improvável que uma febre aguda seja o primeiro sinal de uma doença crônica.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Sempre que a febre é muito alta (acima de 40ºC) ou persiste por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
Por fim, gostaria também de comentar sobre o conceito de "febre interna". Embora seja um conceito mais popular, o que se chama de "febre interna" seria a sensação de calor no corpo, com sintomas associados, sem que haja a confirmação desta febre pelo termômetro.
O que fazer: a febre é considerada normal após a vacinação, desaparecendo após algumas horas sem que seja necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto, para aliviar a febre, pode-se tomar um banho morno, permanecer em um ambiente ventilado e colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos punhos, por exemplo. Veja mais formas de baixar a febre.
Podemos dizer que a "febre interna" representaria a luta de nosso organismo contra algum agente inflamatório ou infeccioso, seria uma determinada etapa deste processo de luta, na qual a febre, do ponto de vista da mensuração no termômetro, não estaria estabelecida. Mas já existe um aumento da temperatura corpórea nitidamente perceptível por quem está apresentando este quadro.
As crianças podem conviver com muitos episódios de infecção de garganta, devido a inflamação das amígdalas.
Vale a pena medir a temperatura em diferentes momentos do dia e também anotar os horários e as alterações apresentadas. Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.