Ao fazer mudanças estruturais em um apartamento é necessário contratar um arquiteto ou engenheiro, uma vez que apenas esses profissionais podem avaliar com precisão se pode derrubar parede em apartamento. Quando esse cuidado não é tomado, corre-se o risco de causar danos sérios à estrutura da construção.
É bastante comum que, para a construção do shaft, sejam perfuradas as lajes, com o intuito de dar passagem para a tubulação. Isso deve ser bem estudado antes de realizado, porque normalmente os furos são feitos em posições errôneas durante a obra, necessitando ser refeitos.
A solução que mais se utiliza neste caso é revestir a parede com o revestimento de sua preferência. Você pode até acrescentar um pequeno nicho para cosméticos, já que o vão na parede já se encontra aberto. Porém, terá que torcer para que não precise de uma manutenção mais pesada, pois terá que quebrar toda a parede.
Para furar uma parede ou furar concreto é necessário usar uma furadeira de impacto ou o modo martelete da furadeira. A grande maioria das furadeiras tem a função martelete ou impacto que pode até parecer bobeira para alguns, mas tem muita gente que não sabe disso.
A maneira mais garantida de furar com segurança é olhando o mapa/planta da sua casa ou apartamento, que localiza todas essas estruturas. Mas, em muitos casos esse documento nem existe, aí fica difícil saber. Existem também scanners de parede, que indicam se tem algo ali, mas geralmente custam bem caro.
Use um detector de canos Um jeito um pouco mais seguro de como detectar canos na parede antes de furar é usando um detector eletrônico de canos. Esses aparelhos são capazes de localizar tubos e canos de materiais ferrosos, não ferrosos, fiação elétrica e até madeira.
Lixe a braçadeira por dentro, passe cola que seca rápido dentro dela e do cano lixado e coloque-a no cano de forma que o furo fique bem no meio dela. Após estar tudo seco, amarre o remendo com um pedaço de arame, mas sem forçar muito. Deixe uma hora descansando e reabra o registro de água e está tudo resolvido.
7 dicas para detectar canos na parede antes de furar
Outra forma de identificar vazamento no cano é fechando todas as torneiras do imóvel e verificando se o registro ainda faz algum tipo de medição. Se isso acontecer, muito provavelmente há um vazamento....São eles:
Você também vai precisar lixar bem a área em volta da rachadura no cano com uma escova de aço ou uma lixa, que deixará a superfície mais áspera, pronta para fixar a massa epóxi.
Em geral, cola de PVC seca totalmente em 12 horas depois de aplicada. No entanto, é possível espere por 1 hora para encher a tubulação com água. Para teste de pressão, é preciso esperar por no mínimo 12 horas.
Como colar canos de água fria?
Tempo Aproximado de Secagem: 1 hora para encher a tubulação de água e 24 horas para fazer o teste de pressão.
O cano de PVC é feito com um plástico chamado cloreto de polivinila, de maneira que a cola para ele é feita especificamente para esse material. Esse plástico possui uma série de vantagens: ele é reciclável, bastante durável e ele não degrada quando exposto ao sol.
Qual a melhor cola para cano de pvc
a) Com auxílio do pincel aplicador, proceda a distribuição uniforme do Adesivo Aquatherm® ou Adesivo Especial Tigre na bolsa da conexão e em seguida na ponta do tubo. pressão manual por aproximadamente 30 segundos, até que o adesivo adquira resistência. Obs.
Procedimentos de Soldagem
Aplique cola de PVC na parte interna da junção deslizante e na parte externa do cano de PVC. Mexa a massa de PVC de acordo com as instruções do fabricante. Aplique a massa nas áreas coladas tanto dos conectores quando do tubo de PVC. Rapidamente deslize o cano sobre o adaptador.
Listamos alguns abaixo.
Tanto CPVC quanto PPR são uma boa opção para água quente, mas na minha opinião PPR é melhor. Com relação a mão de obra especializada é importante ter um bom profissional. Entre os dois materiais prefiro trabalhar com CPVC pela rapidez nas instalações, mas trabalho com os dois se necessário.
A começar pelas cores das tubulações e das peças, o CPVC é padronizado na cor BEGE, já o PPR é padronizado na cor VERDE, independentemente do seu fabricante. A principal diferença entre eles, encontra-se na forma como são realizadas a união de tubos e de tubos com conexões.
Alguns construtores usam um cano de 3/4" exclusivo para servir o chuveiro (também com registro). As respectivas instalações dos aparelhos, torneiras e mesmo da caixa de água encontram-se definidas no tópico colocação de sanitários.
Em geral, nas residências se usa tubo de 25 mm na alimentação e de 32 mm no ladrão e na tubulação de lavagem.
Características Técnicas