E o melhor de tudo é que essa fruta é super versátil e pode ser consumida em várias formas: pura, em saladas, em pratos salgados ou em uma deliciosa vitamina, ideal para o café da manhã.
4 maneiras diferentes de comer abacate no café da manhã
Benefícios do abacate com limão O limão, por sua vez, tem propriedades cítricas que agem na dissolução de gorduras e toxinas do corpo, como explica a nutricionista Thayana Kirchhoff. Por isso, favorece a manutenção do peso e metabolismo.
Também é apreciado puro, com limão. No Brasil, apesar do baixo consumo, é servido na forma de guacamole e também em saladas com camarão. A professora de gastronomia afirma que o abacate é rico em potássio e magnésio, o que, em reação com outros nutrientes no organismo, beneficia as células cardíacas.
Veja detalhes dos benefícios a seguir:
A bebida ajuda na produção de colágeno, favorecendo a nossa pele, além disso é rica em agentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células, conferindo uma pele mais bonita e jovem.
A nutricionista acredita que consumir um quarto da fruta por dia é suficiente para se obter os benefícios: “O abacate é rico em fibras alimentares e fonte de ácido fólico e vitamina C. Também possui carotenoides, substâncias antioxidantes benéficas à saúde, e gorduras insaturadas”.
O facto de o abacate ser uma fruta muito calórica e com um alto teor de gordura, faz com que esta fruta tenha de ser consumida com moderação, ou evitada, por pessoas com excesso de peso.
O abacate é um alimento com alto teor de gordura do tipo monoinsaturado, o que o torna um aliado do coração. Ele contribui para reduzir o colesterol ruim do organismo e diminuir a pressão arterial, que são os fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
7 benefícios do abacate para a saúde (com receitas)