Muito boa a matéria. Tenho uma dúvida. Tenho um galpão com piso de concreto batido, sendo que compramos uma empilhadeira com 5 toneladas de peso total. O piso não está suportando a movimentação da máquina e está quebrando. Estou pensando em colocar piso intertravado por cima do piso batido, tem algum problema? O intertravado vai suportar o peso da empilhadeira?
Outro benefício dessa modalidade de piso é a dimensão e a qualidade das peças de concreto, as quais obedecem a padrões rigorosos de produção, de forma a garantir sua durabilidade e resistência. Os bloquetes intertravados resistem tanto ao tráfego de pessoas quanto de veículos e mantêm suas características estruturais por muitos anos. Outra vantagem em relação a outros modelos como asfalto, concreto comum e outros é: o piso intertravado de concreto possibilita a realização de uma obra rápida e a utilização imediata da área onde foi executado.
Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.
As cargas que são colocadas sobre o piso são distribuídas de maneira uniforme pelos blocos, resistidas por conjunto, o que evita deslocamentos das peças. Além disso, elas não rotacionam ou translacionam.
Esse tipo de piso diminui a necessidade, em alguns casos pode eliminar, de estruturas de drenagem superficial. O revestimento reduz picos de vazões de enchente, promovendo um efeito natural de filtragem de águas.
1- O que é paver? Paver é o nome comercial dado à peças ou artefatos de concreto pré-moldadas, com diferentes cores, texturas e espessuras, utilizados como pavimentação de áreas de estacionamentos, praças, parques, estradas, pátio de manobras, calçadas e afins. Os formatos são diversos e a espessura pode variar de acordo com […]
Confira em “Produtos” outros blocos de concreto da HR Premo, empresa de concreto especializada.
Já fora de casa, é comum encontrá-lo na pavimentação de estradas, ruas, ciclovias, praças, parques, estacionamentos, postos de combustíveis e áreas externas de hotéis, restaurantes e shoppings centers.
Os pavimentos intertravados levam blocos de concreto, mas apresentam algumas vantagens em termos técnicos e de sustentabilidade que os fazem se destacar das demais opções. Os impactos se tornam menores à medida que eles permitem manutenções sem perda de material (são módulos reaproveitáveis), podem ser manejados de forma manual, permitem reduzir escoamentos superficiais (com filtragem no terreno), dentre outras vantagens.
Conhecido também como holandês, esse é o modelo mais comum quando se trata de apelo artístico. Com ele, é possível usar a criatividade e formar desenhos de diversas cores. O piso de concreto retangular é indicado para passeios e calçadas, já que não tem um nível alto de travamento.
Este bloco de concreto intertravado permeável é perfeito para ambientes externos e vias públicas como ruas, estacionamentos, calçadas, praças, ciclovias e garagens.
Os modelos a serem especificados devem ter produção industrial. Nas fábricas, um concreto com pouca água em seu traço e consistência similar a uma “farofa” é posto em formas e passa por vibroprensagem. Após, sofre cura úmida por vapor em câmaras fechadas.
O piso intertravado de concreto é antiderrapante, garantindo a segurança do tráfego de pedestres, mesmo durante uma chuva. É, portanto, ideal para a instalação em áreas de aclives, declives e curvas, e contribui para a acessibilidade do local.
Como o próprio nome sugere, os bloquetes de concreto são travados entre si, como um quebra-cabeça, e unidos por areia fina ou pó de pedra. As vantagens do pavimento intertravado, também conhecido como paver, vão desde a execução até a manutenção da área onde são instalados. Além disso, é uma solução segura, confortável, e ecologicamente correta. Entenda melhor as vantagens do piso intertravado de concreto:
Para obras externas, o ideal é sempre procurar revestimentos que ofereçam não só ótimo custo benefício, como também sejam resistentes às condições de intempéries. Sendo assim, o interessante por revestimentos como o piso intertravado é sempre interessante.
Composto por blocos pré-fabricados é uma excelente solução para a pavimentação de espaços públicos como calçadas, ciclovias, praças e áreas de garagem, devido aos benefícios que apresenta com relação aos tradicionais, asfáltico ou em concreto comum.
Além disso, não existe a necessidade da aplicação de rejunte, dispensando o tempo de cura do pavimento e liberando o tráfego assim que é finalizado o trabalho de assentamento das peças. Esse tipo de pavimento é confiável, tem qualidade garantida e alta resistência.
O piso intertravado é naturalmente antiderrapante, o que o torna excelente para pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida. O piso intertravado ainda pode ser sinalizado para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais.
O piso intertravado apresenta fissuras entre as peças. Estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Desta maneira, garante-se uma drenagem mais efetiva, evitando enchentes e alagamentos.
Os bloquetes de concreto podem ser encontrados nas mais diversas formas, dimensões, cores e texturas, possibilitando o desenvolvimento de composições personalizadas e padrões criativos de assentamento em projetos de arquitetura e paisagismo.
O piso intertravado é uma superfície plana, com uma excelente aderência, composto por blocos de concreto pré-fabricados. Estas peças são assentadas sobre um verdadeiro colchão de areia, travados por meio de contenção lateral e atrito criado entre os blocos. Se você ainda não acredita no piso intertravado, descubra 10 vantagens deste material.
Quando executado corretamente, o piso intertravado possui vida útil longa. Os blocos de concreto possuem durabilidade de cerca de 20 anos. Na prática, isso significa que sua vida útil é maior do que pisos asfálticos, que tem durabilidade de cerca de 10 anos.