C3 e C4 são utilizados para determinar se deficiências ou anormalidades no sistema complemento estão provocando ou contribuindo para a condição ou doença de um paciente. A atividade do complemento total (CH50 ou CH100) pode ser solicitada para verificar a integridade de toda a via clássica do complemento.
Fotorrespiração é uma via dispendiosa que compete com o ciclo de Calvin. Ela começa quando a enzima rubisco atua sobre o oxigênio em vez do dióxido de carbono.
Isto se dá porque as plantas C4 só atingem as taxas máximas de fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar, fazendo com que fixem mais CO2 por unidade de água perdida. Ou seja, elas são mais econômicas quanto ao uso da água, elas perdem menos água que as C3 durante a fixação e a fotossíntese.
Introdução: A fotossíntese é um processo bioquímico no qual os seres autotróficos, como algumas bactérias, algas e plantas, utilizam a energia luminosa, água e gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento. ... Fotossíntese Líquida (FL): Compreende o saldo da diferença entre a fotossíntese bruta e a respiração (R).
As plantas que utilizam a rota fotossintética CAM possuem vantagens óbvias, quando o suprimento de água é pequeno, uma vez que seus estômatos permanecem fechados durante o dia, evitando a perda de água por evapotranspiração. ...
Metabolismo Ácido das Crassuláceas: também chamado de CAM (do inglês Crassulacean Acid Metabolism). É um processo especial de fotossíntese feito por plantas que vivem em ambientes com clima quente e seco, e que reduz a perda de água.
Glicólise
A assimilação do carbono pode ocorrer por três mecanismos bioquímicos: o ciclo C3, o ciclo C4 e também o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM). Todos os mecanismos possuem as etapas de carboxilação, redução e regeneração, contidas num ciclo chamado de Calvin.
Existem evidências que o excesso de luz pode afetar o crescimento vegetal e levar à redução da produtividade. Atualmente, essa condição de estresse é conhecida como fotoinibição e definida como um complexo conjunto de processos moleculares que promovem a inibição de fotossíntese através do excesso de luz.
Na fotossíntese, isso não é diferente. À medida que aumentamos a temperatura, aumentamos também a taxa de fotossíntese. Mas, quando a temperatura ultrapassa a faixa em torno de 30ºC ou 35º C, as taxas de fotossíntese passam a diminuir.