O hormônio cortisol é conhecido pela sua função catabólica, no equilíbrio eletrolítico e no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, além de possuir um potente efeito anti-inflamatório.
Em cachorros com hipoadrenocorticismo não ocorre aumento da concentração sérica de cortisol e, em cães com hiperadrenocorticismo hipófise-dependente (HHD) ou tumor de adrenal (TA), nota-se aumento do teor sérico de cortisol superior a 2 a 5 vezes a concentração basal.
O teste de estimulação com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é um exame veterinário utilizado para diagnosticar hipoadrenocorticismo e diagnóstico e controle do tratamento de hiperadrenocorticismo em cachorros e gatos. Em nossa clínica veterinária, a Gold Lab Vet, realizamos este tipo de teste, atendendo em São Paulo (SP).
Anúncios anteriores" title=" Anúncios anteriores" />
Há outras indicações para o teste de estimulação com ACTH. Ele detecta hiperadrenocorticismo iatrogênico. É o teste de escolha para monitorar a resposta ao tratamento e fornece uma resposta basal para a terapia de monitoramento.
A venda será concluída em loja, mediante aprovação por nosso farmacêutico. Para isso, a receita deve ser original, sem rasuras, com os respectivos termos (se aplicável), estar dentro da validade no momento da retirada do pedido, com medicamentos e quantidades selecionadas de acordo com a prescrição e legislações vigentes.
El cortisol es el mayor glucocorticoide secretado por la corteza adrenal. La mayoría de del cortisol plasmático está ligado a proteínas plasmáticas. Cerca del 10% del cortisol circulante es libre y metabólicamente activo. Esta hormona afecta el metabolismo de carbohidratos, proteínas y lípidos, estimulando la gluconeogénesis y causando la resistencia periférica a la insulina, inhibiendo el transporte de glucosa a las células. Tiene también un efecto antiinflamatorio, en parte por su efecto en los leucocitos circulantes.
Também chamado de Síndrome de Cushing é ocasionada pela dependência do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) ou falta de necessidade do seu uso devido a um descontrole hormonal. Tanto os seres humanos quanto cachorros e gatos estão propensos a ela, e um dos principais sinais de sua presença é o acúmulo de gordura na região abdominal ou do rosto.
Com a produção excessiva do cortisol podemos ter o hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing), mas também com sua baixa produção podemos ter um quadro de Hipoadrenocorticismo (Síndrome de Addison).
A secreção de cortisol é controlada por um mecanismo clássico de feedback negativo. O cortisol é secretado em resposta ao ACTH oriundo da pituitária anterior (adeno-hipófise). A secreção de ACTH é controlada pelo hormônio liberador de corticotropina, um peptídio hipotalâmico. O alto teor de cortisol no sangue inibe a secreção do hormônio liberador de corticotropina pelo hipotálamo, reduzindo a secreção de ACTH que, por sua vez, impede a secreção de cortisol pela adrenal.
Coleta-se uma amostra basal (o animal tem que estar em jejum alimentar de 8hs e água à vontade), aplica a medicação (conforme o peso do animal) e 1 hora depois, coleta-se uma nova amostra.
Contamos com equipamentos de alta qualidade para realizar todas as nossas entregas no mais elevado padrão, além de profissionais qualificados. Entre em contato conosco e agende já um dia para trazer o seu animalzinho.
O princípio do teste de estimulação com ACTH (estim-ACTH) é que os cães ou gatos com hiperadrenocorticismo apresentam aumento exagerado da concentração sérica de cortisol em resposta à injeção de ACTH. Em cães normais, o aumento de teor sérico de cortisol é de aproximadamente duas vezes.
A liberação de cortisol, contudo, não se limita a provocar a liberação de glicose e energia para os músculos. Esse poderoso hormônio tem impacto em inúmeras funções importantes do organismo do seu pet, incluindo:
Todo exame hormonal é um exame relativamente caro, mas o teste de estimulação com ACTH, por conta de a medicação ser importada e de “acesso” restrito (não ser vendida em todos os distribuidores de insumos veterinários), acaba encarecendo o exame.
Cortisol é o principal glicocorticoide secretado no córtex adrenal. A maior parte do cortisol plasmático se liga às proteínas plasmáticas, cerca de 10% da quantidade circulante encontra-se na forma livre e metabolicamente ativa. Realizamos o exame em nossa clínica veterinária em cachorros e gatos em São Paulo (SP).
Este hormônio influencia o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, estimula a gliconeogênese e ocasiona resistência periférica à insulina, inibindo o transporte de glicose às células. Também apresenta efeito anti-inflamatório, em parte como resultado dos efeitos nos leucócitos circulantes.
Caso na solicitação do exame não esteja descrito o método de dosagem, realizamos o método de quimioluminescência, que é um método confiável, aceito por diversos médicos veterinários endocrinologistas e de maior custo-benefício. Caso o médico veterinário queira a dosagem por radioimunoensaio, deverá estar descrito na solicitação do pedido médico.
Como resultado, tem-se a secreção pulsátil de cortisol. A liberação episódica de cortisol resulta em faixa de variação de referência bem ampla e, com frequência, os animais com hiperadrenocorticismo ou hipoadrenocorticismo apresentam teor na faixa de variação normal. Além disso, pode haver elevação do teor basal de cortisol em consequência do estresse induzido por transporte, hospitalização, flebotomia ou doença aguda, ou crônica grave.
Quando, por um motivo qualquer, o corpo aumenta sua demanda por cortisol, as glândulas adrenais começam a produzir o hormônio em grandes volumes, causando toxicidade no organismo do animal.
O cortisol é o principal glicocorticoide secretado pelo córtex da adrenal. Este teste determina a capacidade da glândula adrenal em secretar cortisol endógeno, em resposta ao ACTH exógeno. Além disso, pode ser utilizado para avaliar a capacidade das glândulas adrenais em produzir outros hormônios esteroides.