EQST

Para Que Serve A Planria?

Para que serve a planária?

Características das planárias A boca da planária serve tanto para ingerir os alimentos como para eliminar as fezes, já que o ânus está ausente. Geralmente a boca está localizada na superfície ventral do corpo.

Onde se encontra uma planária?

As planárias terrestres são abundantes especialmente em florestas tropicais e subtropicais, mas algumas espécies podem viver também em ambientes alterados pelo homem, tais como jardins. Esses animais buscam refúgios úmidos e com pouca luminosidade, como troncos e galhos caídos.

Quais são as principais características das planárias?

As planárias fazem parte do filo dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários). ... As planárias não têm celoma (cavidade abdominal) e os órgãos vitais são muito simples. O sistema digestivo é simples e composto apenas pela boca (usada tanto para ingestão quanto para egestão) e intestino.

O que a planaria causa no ser humano?

Alimenta-se de outros invertebrados, podendo, por isso, ser útil na extinção de pragas provocadas por micro-organismos, como fungos, por exemplo. Não causa doença ao homem.

Porque a planária é um verme achatado?

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

Qual é a posição taxonômica na qual as planárias se encontram?

Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados. Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado....Planaria.Mais 3 linhas

Onde são encontrados os platelmintos?

platelmintos que vivem livremente, em ambientes aquáticos ou em ambientes terrestres úmidos. Um exemplo de animal de vida livre é a planária.

Quais são as características importantes para a identificação das espécies de planárias?

Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados. Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado. No entanto, esses bichinhos não têm distinção com a cabeça e o restante do seu organismo. Sua simetria, portanto, é bilateral.

Qual a característica de destaque na planária que é muito estudada pela medicina?

As planárias são vermes muito estudados por sua capacidade de regenerar partes do corpo, incluindo a cabeça. Um novo estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostra que esses animais, que pertencem ao filo dos platelmintos (“verme achatado”), conseguem recuperar até a memória.

O que as planárias ingerem e como fazem a digestão?

A planária enrola-se na presa e envolve-a com uma substância viscosa prendendo-a ao substrato por meio de órgãos adesivos. Eles então ingerem a presa inteira por meio de sucção ou de bombeamento. Algumas espécies apunhalam a presa com o pênis, que termina num estilete duro e se projeta pela boca.

O que são animais planárias?

Planárias são vermes platelmintos achatados de vida livre da classe Rhabditophora (que inclui seres vivos anteriormente agrupados na classe obsoleta Turbellaria).

Como é a reprodução de uma planária?

A reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Nesse caso, o animal sofre constrição do seu corpo, separando a cabeça da cauda, dando origem a dois indivíduos. Esses animais também apresentam incrível capacidade de regeneração.

Qual é o grupo da planaria?

Platelmintos Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados.

Qual pertence ao filo dos platelmintos?

Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.

Onde são encontrados os nematoides?

Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos ou alongados. ... Os nematelmintos apresentam, geralmente, vida livre, sendo encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. Podem, também, se alojar no interior de outros organismos, atuando como parasitas.

São exemplos de platelmintos parasitas?

Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas. São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.