crossorigin="anonymous">
América do Norte
Placa Sul-Americana: Essa placa encontra-se sob a América do Sul e estende-se até Dorsal Mesoatlântica. Move-se em direção às placas de Nazca e Pacífico. Faz limite ao sul com a Placa Antártica, a oeste com a Placa de Nazca, ao norte com a Placa Caribenha.
América do Sul
As placas tectônicas compõem a camada externa e sólida do Planeta Terra chamada de litosfera, onde estão localizadas os continentes e oceanos. Essa camada é formada por sete placas tectônicas principais, que são rígidas e mudam de posição se encaixando como um jogo de quebra-cabeças.
O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana.
As placas tectonicas formaram quando a terra começou a se esfriar, onde a agua inundou toda a terra. A terra que ficou submersa tornou a placa tectonica. Ilhas se formaram com a movimentação das placas, fazando com que pedaços de terra levantem.
O conceito das placas tectônicas serve para que os geógrafos e sismólogos possam compreender a estrutura do planeta terra e explicar alguns de seus fenômenos - é especialmente importante para os sismólogos, que por meio delas podem prever, por exemplo, a ocorrência de terremotos.
Os movimentos das placas tectônicas
Essa falha localiza-se na porção oeste dos Estados Unidos, no estado da Califórnia, e possui 1.
A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante).
A Falha de Santo André (em inglês: San Andreas Fault) é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1.
Pela primeira vez geólogos norte-americanos conseguiram extrair amostras de rocha de quase 3 quilômetros de profundidade na falha de San Andreas, uma gigantesca fratura da crosta terrestre com 1.
O 'Big one' mais plausível poderia ser de 7,8 e durar cerca de um minuto. A falha de San Andreas não é uma linha contínua, mas um sistema de falhas que se estende ao longo de 1.
Devido a sua extensão e ao fato de dividir duas placas tectônicas, um terremoto na falha de San Andreas é frequentemente citado como o "Big One" que muitos californianos temem. ... Os cientistas do USGS enfatizam que a ruptura dessa falha sísmica é um evento incomum, que ocorre "a cada 3 mil anos".
Grande Terremoto de Valdivia de 1960
Falhamento é o processo geológico em que se produz uma falha e é causado por tensões nas rochas e camadas geológicas de forma desde muito localizada até de extensões continentais.
Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).