Jairo Mattos, 58 anos de idade, resolveu se aventurar em uma diferente forma de interpretar durante a quarentena. Galã dos anos 90, quando se destacou com papéis como Tadeu em Barriga de Aluguel (Globo, 1990), o médico Ricardo em Felicidade (Globo, 1992) e o advogado Fausto em O Rei do Gado (Globo, 1996), ele está afastado das novelas desde Orgulho e Paixão (Globo, 2018) e aceitou o convite para participar da audiossérie independente #Tddvaificar...
Na trama, Dr. Fausto é advogado do fazendeiro italiano Geremias Berdinazzi (Raul Cortez). No começo, o jurista ajudou o empresário a proteger sua fortuna para que ela não fosse entregue ao governo após sua morte. Além disso, ele atuou na busca por Bruno (Marcello Antony), seu irmão perdido que acabou falecendo na guerra.
Desde 1971, integra o quadro diretivo do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, do qual é o atual presidente. Na instituição, que é uma das mais importantes e reconhecidas do país no acolhimento a idosos, criou e desenvolveu a primeira cidade geriátrica do Brasil. Jairo Mattos é, também, sócio-diretor das rádios Educadora AM e Jovem Pan FM Piracicaba. Artista plástico premiado, Jairo é autor de mais de 100 esculturas em bronze, entre elas bustos de personalidades dos cenários local e nacional. “Nunca tive a intenção de ganhar dinheiro com as esculturas. Faço pela satisfação pessoal e por amor à arte”, confidencia.
Em 2005, quando faleceu a professora Maria Aparecida Barbosa, benemérita do Lar, resolvi ir até o local em que seu corpo fora sepultado. Não gostei do que vi e, de um dia para o outro, resolvemos providenciar um jazigo para o Lar dos Velhinhos, no Cemitério da Vila Rezende. Com o apoio de Cesário Ferrari, da Arts Pedra e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, construímos o Templo da Paz”.
O intérprete de dr. Fausto é Jairo Mattos, nascido na cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de ator, tem trabalhos também como diretor.
Em 2010, após algumas participações esporádiicas em programas como Casos e Acasos.Em janeiro de 2010,o ator foi um dos destaques da telenovela Tempos Modernos, de Bosco Brasil, exibida pela Rede Globo,vivendo o bondoso Gaulês, onde contracenava com grandes nomes da nossa teledramaturgia, como Antônio Fagundes, Leonardo Medeiros e Alessandra Maestrini.
O livro registra a longa história de uma vida produtiva que, a depender da vitalidade e disposição de Jairo Mattos, continuará ainda por muito tempo. À frente do Lar dos Velhinhos – onde trabalha diariamente — ele exercita sua capacidade criativa e administrativa, já que a manutenção de uma entidade filantrópica é sempre um grande desafio, especialmente em períodos de crise.
De acordo com Jairo, seu jeitão caseiro fez com que não se assustasse com as medidas de distanciamento social. “Já estou há quase uma década em quarentena”, diz, com humor, o ator gaúcho que mora em São Paulo. Entre seus hábitos diários, Jairo conta que passou a ser mais assíduo com os telefonemas. “Passei a ligar, por Whats, com mais frequência pros meus pais, que vivem no Sul. Minha mãe, mais sincerona, mandou um: ‘vai ser todo dia isso?’”, diverte-se.
Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.
Como diretor de teatro, Jairo Mattos dirigiu: ” Tem Café no Bule”; ” Mais Forte”; ” Lágrimas de Vidro”; “Carro de Paulista”, ” Assim Como Rose”; ” Leila Baby”; Getsemani”; ” Sobre A Arte de Cortar Bifes”;” O Sequestro”; ” Em Alguma Margem do Rio Bargaia”; ” Amor Por Nelson”; ” Os Cata-Dores”.
Em 2006, o ator Jairo Mattos passou para a Rede Record de Televisão e fez: ” Bicho do Mato”. Em 2006 ainda, entrou na novela: ” Vidas Opostas”. Em 2008, fez: ” Beleza Pura”, na Globo e mais episódios de: “Sob Nova Direção” e ” Casos e Acasos”. Ainda na Globo, em 2010, esteve na novela: ” Tempos Modernos”.
Perdido de amor, ele decidiu acobertá-la e com esse intuito acabou assassinando Olegário (Rogério Márcico) que era homem de confiança de Geremias, após ele descobrir toda a farsa de Rafaela.
Os artigos enciclopédicos neste site são produtos de uma construção coletiva, atribuída aos “Editores da Enciclopédia”. Eles foram escritos, editados, revisados e atualizados, total ou parcialmente, por consultores e especialistas internos e externos durante os mais de 20 anos da Enciclopédia.
Durante o isolamento social, motivado pela pandemia do coronavírus, o ator mudou alguns de seus hábitos. “Na pandemia, parei de cozinhar. Sempre gostei de cozinha, mas acabou seu um momento em que pedi comida em pequenos restaurantes que penam para manter suas atividades, fazem preços promocionais...”, conta para Quem.
Quando se fala em novelas, ao longo dos seus 60 anos, Jairo Mattos deu vida a dezenas de personagens. Sua primeira novela foi Barriga de Aluguel, enorme sucesso da Globo de 1990, na qual deu vida a Tadeu.
Em cinema, o ator e diretor fez mais de dez curtas e longas, entre os quais: ” Loucos por Cinema”, que conquistou prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília. Fez ainda: “Tainá”; ” Bicho de Sete Cabeças; ” O Vigilante”, que ganhou como Melhor Filme, no Festival de Moscou.
Em teatro, que foi sempre o que ele mais gostou, fez inúmeras peças. Fez:”Concílio de Amor”;” Budro”; “Sonho de Um Homem Ridículo”;” O Cara Que Dançou Comigo”; ” Novas Diretrizes em Tempos de Paz”; “Barrela”;” Os Coveiros”; ” Medusa de Raybã”; ” A Queima Roupa”; ” Funck You”; ” Baby, Uma Fábula Podre”, ” A Nossa Vida Não Vale um Chevrolet”; ” Don Juan de Molière”.