crossorigin="anonymous">
A paulistana Kell Smith lançou seu álbum de estreia, Girassol, em 2018, e conquistou milhares de fãs com a canção Era Uma Vez. A faixa estourou no país, alcançando mais de 150 milhões de visualizações no YouTube e se tornou o maior hit da cantora.
O único risco, naquela altura, era voltar para casa após uma longa tarde de diversão com um joelho ralado ou um arranhão, fruto das brincadeiras. De resto, todo o cotidiano era permeado por acolhimento e pela alegria.
E para quem curte usar trechos de músicas como legenda, selecionamos 60 frases de músicas para fotos que vão deixar seus posts incríveis. Não deixe de ver!
E o sucesso não ficou só na internet: a música atingiu o top 40 nas rádios do Brasil, chegando ao primeiro lugar em SP e ao segundo no RJ. Composta pela própria artista, Era Uma Vez tem uma letra emocionante, que faz uma reflexão sobre os tempos da infância.
O refrão, repetido com voz doce e suave, faz brotar dentro de nós as memórias distantes e a contação das primeiras histórias, geralmente envolvidas com o cheiro, o afeto e a atenção dos pais e dos irmãos.
Se na infância o colo, o carinho, o beijo e a proteção da família eram suficientes para curar a ferida causada pela brincadeira, quando adulto o sujeito percebe que ninguém é propriamente capaz de o resguardar.
Com isso, a letra ressalta que o carinho e o cuidado são essenciais para que a criança se sinta segura e protegida, se desenvolvendo de forma saudável e sem traumas.
Perguntei aos meus amigos do que eles sentiam falta. E todos falaram sobre a infância. Depois, quando mostrei a música à minha banda, todos ficaram emocionados. Foi bem especial.
Quando somos pequenos, podemos ser o que quisermos em nossas brincadeiras: o herói que salva a mocinha ou o vilão dos planos malignos. É possível experimentar vários papéis, sem se preocupar com a realidade.
A letra nos lembra que a infância é um momento da nossa história marcado por uma profunda liberdade. Os jogos iam se alternando, por vezes se repetiam, e não havia qualquer tipo de censura:
crossorigin="anonymous">
Dessa forma, o passado é idealizado como um tempo em que todos os dias eram felizes devido à inocência e ao poder da imaginação. Uma época sem as preocupações da vida adulta.
Outro grande sucesso de Kell Smith é a música "Respeita as mina", uma criação que fala sobre o assédio sofrido pelas mulheres. O clipe reuniu famosas como Luiza Brunet, Astrid Fontenelle, Fabi Bang e Luiza Possi.
Escrita pela cantora em parte em casa e em parte no trânsito, em Era Uma Vez, Kell Smith traz uma letra que fala sobre a nostalgia da infância. Segundo a artista, a ideia surgiu de uma vontade de escrever sobre a saudade:
Depois de criar a composição, Kell mostrou o resultado ao seu produtor Rick Bonadio, que deu os ajustes finais. Rick, que já tinha bastante experiência na área pois havia trabalhado com os Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., Nx Zero, Rouge, imediatamente percebeu que estava diante de uma preciosidade e logo levou a gravação a frente.
"Era uma vez", a frase escolhida para título e refrão, retoma as histórias dos contos de fadas narrados para as crianças antes delas irem para a cama. É uma oração que funciona como uma cápsula do tempo e imediatamente nos transporta para um passado longínquo.
No dia 7 de abril de 1993, nascia em São Paulo Keylla Cristina dos Santos, filha de pastores evangélicos. A infância da criança foi marcada por muitas idas e vindas, como os pais eram missionários, Keylla viveu em muitas cidades diferentes.
O meu pai também teve culpa nesse lado compositor. Uma vez, ele me disse que eu tinha que ser útil. Fiquei p da vida. Mas ele acabou despertando a vontade de falar sobre coisas que importem. Para mim, música é a forma mais delicada de cura.
Assim como o título, o verso inicial remete aos contos de fadas escritos para crianças. A ideia é aproximar a música do universo infantil, transformando o período da infância em uma lembrança quase mágica.
A letra parte da infância, do calor proporcionado pelo banho quente e pelos afetos constantes e contínuos, e acompanha o amadurecimento do sujeito. A ingenuidade e a inocência vão, aos poucos, ficando para trás com o passar dos anos e dão lugas as angústias do crescimento.