Onde Joga A Tiffany?

Onde joga a Tiffany

Tifanny Abreu vai defender o Osasco São Cristóvão Saúde na temporada 2021/22. A ponteira chega para compor um ataque ao lado da oposta Tandara e da também ponteira Michelle. “Osasco é um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, com grandes feitos e conquistas.

Rhode Island

Nascida na pequena Paraíso de Tocantins, cidade de 52 mil habitantes localizada a 75 km de Palmas, capital de Tocantins — que, na época, em 1984, ainda se chamava Paraíso do Norte de Goiás e fazia parte de Goiás —, Tifanny cresceu em uma família grande, sendo a caçula de sete irmãos. Quando tinha 5 meses, a família se mudou para Conceição do Araguaia, interior do Pará, e, por isso, se considera paraense de coração.

Um furacão, dentro e fora das quadras. Assim pode ser definida a trajetória tão recente quanto arrebatadora da ponteira Tifanny Abreu pelo vôlei brasileiro. Ela é a primeira mulher transexual a disputar a Superliga feminina, mas, além de levantar o debate sobre uma possível vantagem que levaria sobre outras atletas, seu pioneirismo não passou imune a manifestações de preconceito. Mensagens discriminatórias nas redes sociais se misturam a teses pretensamente científicas que insinuam um suposto oportunismo da atleta, como se jogar com mulheres cisgênero fosse uma escolha para sobressair pela imposição física. “Não tem nada de errado no que faço. Estou dentro das regras do esporte”, rebateu Tifanny após sua primeira exibição pelo Bauru.

Oregon

Oregon

Apesar de ainda haver muitos questionamentos e pouco consenso sobre transexualidade no esporte, a luta dos atletas transexuais persiste. Por isso, é necessária a união e o esforço de todos para chegar nesse tão esperado consenso, que contemple todas as partes envolvidas. E enquanto isso não acontece, Tiffany Abreu segue fazendo história.

“Se uma mulher trans leva vantagem na categoria feminina? Depende, vários fatores estão envolvidos. Depende da genética do corpo desta pessoa, que pode ter mais massa magra, de quando começou a terapia hormonal e por quanto tempo está fazendo. Além disso, existe uma perda de rendimento físico com a terapia e também da força muscular, o que as colocaria com certeza em desvantagem a homens. Mas estar em condições de igualdade com mulheres, depende. Os casos devem ser avaliados um a um”, pondera Karen Marca, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.   

O que houve com a Thaisa?

O afeto romântico, aliás, era uma das coisas Tifanny sempre procurou. Hoje ela é casada com o jogador de futebol Victor Emmanoel Metz e garante: “seguimos a vida normal, como qualquer outro casal e temos uma família que nos ama”.

Em meio ao preconceito e ao bullying sofrido na escola e na vida, de maneira geral, a goiana chegou a jogar na Superliga masculina de vôlei, pelos times Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, e também em vários países na Europa. 

“Até a puberdade, as meninas e os meninos são muito semelhantes em altura, massa muscular, tamanho do coração, capacidade aeróbica e, consequentemente, em performance esportiva. A partir da puberdade, quando os hormônios entram efetivamente em ação, há maior produção de estradiol nas mulheres e de testosterona nos homens. E a partir daí, as mudanças que isso causa são muito grandes. O volume do coração, a capacidade pulmonar, massa muscular…”, explica Tathiana Parmigiano, ginecologista do COB (Comitê Olímpico do Brasil). 

Indiana

Indiana

Dois anos depois de iniciar a transição, Tifanny descobriu que ainda poderia jogar. “Continuei fazendo minha transição normalmente e, quando completei cinco anos de transição, decidi voltar às quadras. Comecei a jogar na Bélgica e depois na Itália, quando recebi um convite da equipe do Sesi Vôlei Bauru. Ali acabei assinando o contrato para jogar na primeira Superliga.”

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Florida

A jogadora foi liberada pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para participar da competição porque estava dentro das regras internacionais do COI (Comitê Olímpico Internacional), que estipula um limite de 10 nmol/L de testosterona no sangue.

“Eu faço meu trabalho nas quadras e luto não somente por pessoas trans. Eu luto por pessoas, por seres humanos. Sejam transexual, cisgênero, hétero ou LGBTQIA+… Porque eu luto por igualdade, por oportunidades, por respeito e por um esporte para todos”, concluiu Tiffany.

Arizona

Em quatro meses como jogadora do Osasco Voleibol Clube, Tifanny Abreu, 37 anos, marcou 225 pontos, se destacando como a maior pontuadora da primeira fase da Superliga 2021-2022, o campeonato nacional do vôlei feminino. Hoje vivendo o melhor momento de sua carreira, a jogadora enfrentou ataques de transfobia quando chegou na elite do voleibol feminino em 2017, à época como jogadora do Sesi Vôlei Bauru. Cinco anos antes, ela quase desistiu do esporte para viver a transição de gênero.

“A dificuldade (de consenso e entendimento) sobre transexualidade no esporte vem da falta de pesquisas sobre o assunto. A população trans que passa por transição hormonal é relativamente pequena, e destes, pouquíssimos são atletas de nível competitivo. Além disso, o efeito anabolizante da testosterona é considerado doping em quase todos os esportes. Não há consenso sobre os níveis hormonais da transição para os homens trans, ou se a exposição prévia à testosterona das mulheres trans representa uma vantagem indevida”, esclarece o ginecologista e sexólogo, Theo Lerner. 

Qual a idade da Tiffany jogadora de vôlei?

Já sou assinante

Com lesão na fíbula, central ficará fora das quadras por tempo indeterminado. A bicampeã olímpica Thaísa, central do Itambé Minas, será desfalque para o clube mineiro para o returno da Superliga após uma fratura na fíbula direita, confirmada pelo clube na manhã desta sexta-feira (7).

Depending on your state of residence, you may have the right to opt out of the sale, certain sharing, or processing of your personal information for targeted advertising purposes that involves personal information. 

Maringá faz 3 a 0 no Bluvôlei e conquista segunda vitória na Superliga Feminina

Maringá faz 3 a 0 no Bluvôlei e conquista segunda vitória na Superliga Feminina

Em quatro meses como jogadora do Osasco Voleibol Clube, Tifanny Abreu, 37 anos, marcou 225 pontos, se destacando como a maior pontuadora da primeira fase da Superliga 2021-2022, o campeonato nacional do vôlei feminino.

Ela fez a cirurgia para mudança de sexo – algo que o COI não vê como obrigatório – e mantém a taxa de testosterona bem abaixo dos 10 nmol por litro permitidos – a dela é 0,2 nmol/l. Também possui documentação feminina, algo que a FIVB exige.

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.