O ácido nítrico é um ácido forte que se encontra na Natureza na forma de sais (nitratos) e apresenta a fórmula HNO3. O ácido nítrico é um forte oxidante que ataca quase todos os metais. Pela sua capacidade de separar o ouro da prata mediante dissolução desta, foi outrora conhecido por água-forte.
Para criar o ácido clorídrico devemos começar vertendo o cloreto de hidrogênio e a água em um recipiente de plástico ou de vidro, tentando manter uma proporção que ronde 36 g de cloreto de hidrogênio para cada 100 ml de água.
Água destilada.
O ácido sulfúrico é produzido a partir do enxofre, oxigênio e água por meio do processo de contato tradicional ou pelo processo a úmido.
Na natureza, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na forma diluída, por causa da sua alta solubilidade em água, na chuva ácida e em águas provenientes de fontes minerais que possuem sulfetos, como o sulfeto de ferro.
Obtenção do Ácido Sulfúrico: O ácido é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água. 1° Etapa: O enxofre sólido sofre combustão, formando dióxido de enxofre. 2° Etapa: O SO2 é oxidado a trióxido de enxofre ao reagir com o O2, na presença de Pentóxido de Vanádio (V2O5).
As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha, não passando de 20 minutos devido ao risco de hipotermia, retirada da roupa, desde que não aderida à pele, escovação da pele no caso de ...
As roupas devem ser removidas desde que não estejam aderidas à pele e busca-se resfriar a lesão e aquecer o paciente, através de manta térmica ou cobertores. Em casos de queimaduras químicas, retirar o excesso do agente causado com gaze e irrigar os olhos exaustivamente em caso de lesão ocular.