A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as harmônicas possuem poucas diferenças entre si, mas que podem causar confusão no estudo musical.
O sabor da escala menor melódica difere um pouco do sabor da escala menor harmônica e é um pouco mais difícil de ser analisado, afinal apresenta duas alterações em relação à escala menor natural (6º e 7º graus), enquanto a escala menor harmônica apresenta apenas uma alteração (7º grau).
Já vi em vários livros de teoria chamando de "escala bachiana" a escala menor quando mantém as alterações (6 e 7) também na descendente.
São doze as escalas menores primitivas, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), assim formamos doze estruturas como parte do campo harmônico menor, ...
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
De forma bem fácil, a escala menor natural é uma escala que possui os intervalos de 3ª, 6ª e 7ª menores em relação a escala maior. Para montar uma escala menor natural basta reduzir em meio tom a 3ª, 6ª e 7ª da escala maior de mesmo nome.
Resposta: Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
O acorde relativo menor é o acorde de sexto grau da tonalidade maior em questão. Por exemplo, o acorde relativo menor de Dó é o acorde de sexto grau do campo harmônico de Dó maior, ou seja, Lá menor. Outro exemplo: suponha que a tonalidade seja Sol maior. A relativa menor de Sol será Mi menor.
Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas sol, lá, si, dó, ré, mi, fá sustenido e sol. A sua tonalidade relativa é mi menor, e a sua tonalidade paralela é sol menor.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão. ...
B - é a 5a. perfeita, formadora dos acordes menores.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol.
Cifra são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. ... Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.
No primeiro caso (C/F#) pode ser uma inversão de baixo. Ou seja, você faz o primeiro acorde (no caso dó maior), mas a nota mais grave será a que está depois da barra (fá sustenido, no caso). ... A barra divide a nota de seu baixo. Ex: D/F# => é o acorde de D com o baixo em F#.