EQST

O Que Uma Aço De Despejo Para Uso Prprio?

O que é uma ação de despejo para uso próprio?

A lei nº 8.245/91, que rege as locações de imóveis urbanos, assegura ao locador, naqueles casos em que a locação prorrogou-se por prazo indeterminado, o direito de retomar do locatário o imóvel alugado, tanto para uso próprio quanto para o uso de parentes.

Pode ação de despejo no Juizado Especial?

De acordo com o artigo 3º, III, da Lei 9.099/95, compete ao Juizado Especial Cível julgar "ações de despejo para uso próprio", cujo valor da causa limitar-se a 40 salários mínimos, excluindo-se, portanto, as ações de despejo por falta de pagamento, uma vez que estas têm procedimento especial próprio previsto na Lei ...

O que é uso próprio?

A expressão uso próprio engloba os fins residenciais bem como qualquer outra destinação que aproveite diretamente o locador.

Pode entrar com ação de cobrança de aluguéis no Juizado Especial?

9.099/95. Quanto à cobrança dos aluguéis, a mesma pode ser efetuada, dentro da alçada perante o Juizado Especial, uma vez que não se trata de ação especial, mas sim de mera cobrança.

Pode haver ação de despejo durante a pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos.

Como funciona a caução na ação de despejo?

Caso o inquilino esteja devendo três meses de aluguéis ou mais, você pode pedir a liminar de despejo para que o inquilino saia em 15 dias e oferecer como caução os aluguéis em atraso. Isso mesmo, os aluguéis em atraso.

Como funciona o despejo forçado?

Precisa-se entrar com uma ação na justiça, o juiz vai enviar uma citação ao locatário. Ele será intimado quanto ao pagamento da dívida e caso não o faça o próprio juiz, a pedido do locador dá a ordem de despejo.

Qual prazo para despejo por falta de pagamento?

A lei estabelece que será dada ao proprietário a liminar para despejar o inquilino 15 dias após o ingresso com a ação de despejo. Porém, para efetivação do despejo, é necessário que o proprietário deposite judicialmente, como caução, o valor de três meses de aluguel.

Quando pode entrar com ação de despejo?

Quando a ordem de despejo pode ser acionada?
  1. Falta de pagamento (de aluguel ou outras taxas) ...
  2. Descumprimento de rescisão de contrato. ...
  3. Fim de contrato de trabalho. ...
  4. Fim do contrato de aluguel. ...
  5. Uso do imóvel por proprietário (ou familiares) ...
  6. Mais de 5 anos de vigência ininterrupta de locação.
Mais itens...•13 de mai. de 2021

Quanto tempo demora para sair uma liminar de despejo?

12 meses O tempo de duração da ação de despejo varia de acordo com esses motivos e o processo pode levar entre 6 e 12 meses para que seja concedida a decisão final. Isso acontece pois o tema é muito controverso, especialmente nos casos em que o imóvel é utilizado como moradia pelo locatário.